Universitário de Psicologia da FAACZ ministra palestra online para estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso

Foto: Divulgação

Com a inovação tecnológica que o mundo e, em especial, o sistema educacional brasileiro vem passando a transmissão de conhecimento a cada dia se torna mais fácil. As plataformas digitais têm aproximado estudantes de diferentes regiões do país e a prova disso é o trabalho que vem sendo realizado pelo universitário do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, Wellington Nascimento Ribeiro Filho.

 

O acadêmico da FAACZ participou de um evento online como palestrante. Na ocasião, Wellington ministrou uma palestra 100% remota, pela plataforma Google Meet, para estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa. O bate-papo aconteceu no último dia 14 e teve como tema “Psicologia: Promoção em Saúde Mental”. Durante a sua preparação para a palestra online, Wellington foi orientado pelas psicólogas e professoras da FAACZ, Marta Rossoni e Karina Fonseca.

 

Marta é responsável pelo Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade e Karina é coordenadora do curso de Psicologia. O convite para o universitário da FAACZ realizar a palestra foi feito pelo docente do IFMT, Washington Ferreira, que foi professor de Wellington, quando este cursava o Ensino Médio, no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz, localizado em Aracruz (ES).

 

A palestra ministrada teve amparo do NOAPS, que tem como uma de suas atividades apoiar, acolher e orientar o aluno da graduação que é encaminhado por professores e/ou coordenadores na ajuda para seus conflitos e dificuldades, por meio de uma escuta qualificada de modo a poder identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes.

 

De acordo com o universitário da FAACZ ministrar uma palestra online para jovens estudantes, pela primeira vez, foi uma experiência nova. “Confesso que foi uma oportunidade e tanta, realizar essa palestra para os jovens do Ensino Médio, no fervor de finalização dessa etapa, Ual. Muito bom. Estavam todos muito participativos, e de início elucidei o tema, a Psicologia e as contribuições no contexto escolar; Enem e escolha de profissão. O que vamos diante disso? Foi o tema de hoje”, relatou o estudante do 9º período do curso de Psicologia.

 

Wellington finalizou dizendo: “Fiquei impressionado que, mesmo sendo online e com tanta “distância”, todos estavam ligados no assunto, participativos e muito educados. Foi gratificante ter tido essa oportunidade. Agradeço muito por poder compartilhar e experienciar essas vivências com eles nesse dia. Espero que isso reverbere de forma positiva na vida de cada um”, salientou.

 

“Nesta pequena conversa informativa, creio eu, que houve uma intensificação na busca por melhora da qualidade de vida. Aprendi, acima de tudo, a entender como ter uma boa vida em nossa sociedade atual. Uma vida que me permita, além de ter uma saúde física melhor, ter uma sanidade mental excelente. Acredito que alguns acabem buscando um maior conhecimento e ajuda, assim tornem-se pessoas mais saudáveis. Acredito que o futuro do Wellington seja brilhante, pois ao menos sua fundamentação teórica é”, afirmou Mario Augusto de Almeida Machado, de 17 anos, estudante do Ensino Médio do IFMT.

 

Maria Luiza Lopes Vasconcelos, de 17 anos, também é aluna do Ensino Médio do IFMT e acredita que a ajuda de um profissional da área de Psicologia no ambiente escolar é de extrema importância, tendo em vista a agitação da rotina de estudos dos jovens no Ensino Médio.

 

“Em várias ocasiões, nos deparamos com situações em que não conseguimos dormir bem, ter uma alimentação saudável e uma rotina organizada, e não damos tanta importância a isso. E, através desse momento de reflexão conseguimos perceber o quão valioso é cuidarmos da nossa saúde física e mental. Com esse cuidado podemos evitar diversos obstáculos, como o estresse, a ansiedade, o mal humor, a irritabilidade, entre outros”, pontuou a estudante do IFMT.

 

Ainda de acordo com Maria Luiza: “Um dos momentos da palestra que considerei marcante foi quando o Wellington disse que, precisamos reconhecer o processo e nos recompensar. Considerando que muitas vezes nos martirizamos por não conseguirmos o melhor dos resultados, e não reconhecermos que o processo foi necessário e valeu a pena. Obrigado Wellington por ter nos proporcionado esse momento de reflexão”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/04/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste