Universitárias de Enfermagem da FAACZ promovem Café da Manhã Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Fotos: Divulgação

As pacientes da Casa Rosa do município de Aracruz, que aguardavam atendimento, tiveram uma surpresa organizada pelas alunas do 7º período do curso de Enfermagem da FAACZ, no último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, as universitárias promoveram um Café da Manhã Especial e realizaram uma dinâmica motivacional, utilizando-se de um balão surpresa.

 

Cada paciente recebeu um balão que ao estourar continha frases e palavras motivacionais, que elevavam a autoestima e ajudavam no empoderamento das mulheres. Além disso, as pacientes contribuíram relatando para as demais mulheres presentes as suas experiências de vida e suas expectativas com o futuro. A Casa Rosa é um serviço de atendimento à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Aracruz.

 

A atividade realizada pelas estudantes de Enfermagem, na Casa Rosa, faz parte da disciplina prática de “Ensino Clínico em Saúde Secundária”, ministrada pelas preceptoras do curso, as enfermeiras Sabrina Maria Batista do Nascimento e Elisangela Rodrigues Pereira.

 

“Esse foi o momento em que as acadêmicas do curso de Enfermagem colocaram em prática as habilidades do enfermeiro, no acolhimento, na escuta, nas orientações dadas as pacientes de forma inovadora e dinâmica”, destacou Sabrina.

Ivanete Ferreira era uma das pacientes presentes na Casa Rosa, no momento do Café da Manhã Especial, e, relatou que ficou surpresa com a atividade, que foi muito agradável e gratificante para todas as mulheres que ali estavam.

 

Para as estudantes de Enfermagem da FAACZ, Maria Luiza dos Santos Martins e Débora Soares Martins Máximo, “o tema de autoestima e autocuidado foi muito relevante, pois saiu do modelo tradicional e a forma como foi abordado através da dinâmica. Aprendemos muito através dos depoimentos”, afirmaram as universitárias.

 

Karolina Gonçalves, enfermeira responsável pela Casa Rosa em Aracruz, disse o que achou do momento realizado pelas estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

“As pacientes participaram bastante do momento organizado. Gostei muito do tema abordado, porque geralmente são tratadas questões sobre doenças, sendo assim, um tema bem relevante como autoestima e autocuidado foi algo inovador que possibilitou a interação de todas e, ao mesmo tempo, saiu do evento tradicional que, geralmente, é realizado nesse tipo de ocasião”, relatou Gonçalves.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/03/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste