Oficina de Saúde Mental é realizada por estudantes de Psicologia na Casa Rosa em Aracruz

Fotos: Divulgação

Orientados pelo professor Arismar Manéia, que é presidente do Comitê de Extensão da FAACZ, os estudantes do 2º período do curso de Psicologia, Adriana Batista Loureiro, Ana Clara Oliveira da Silva, Dayanni Tonini Totola Guidoti, Leticia dos Santos Gustavo, Lorrana Alves Timóteo, Rodrigo Correa de Jesus e Renzzo Aguilar de Souza, realizaram uma Oficina de Saúde Mental para as gestantes da Casa Rosa, que fica no bairro Vila Rica, em Aracruz.

 

A oficina aconteceu no último dia 24, quando foram desenvolvidos pelos universitários com as gestantes atividades lúdicas e de fala que promoveram uma conexão entre a história de cada gestante e esse momento vivido. Para tanto, foram realizadas várias atividades como dinâmica de apresentação, diálogo direcionado, análise reflexiva em torno do processo psíquico gestacional, relação mãe, bebê e sociedade. O encerramento do encontro foi marcado por um café compartilhado.

 

Segundo o estudante de Psicologia, Rodrigo Correa de Jesus, desenvolver essa atividade dentro da Casa Rosa foi algo totalmente inovador para o grupo de universitários. Afinal, no desenvolver de cada etapa foi uma nova experiência, onde os estudantes de Psicologia podiam entender a importância de um psicólogo dentro daquele ambiente, não só para as mulheres mais também para as famílias.

 

“Para somar com o nosso trabalho de extensão e com a nossa formação acadêmica tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com algumas gestantes. Era visível a importância delas estarem naquele lugar e ter com quem compartilhar suas histórias e experiências de vida. Pude observar que ambas tinham a mesma pretensão, que é se cuidar fisicamente e mentalmente, para ter uma gestação saudável e uma qualidade de vida melhor”, relatou Rodrigo.

Casa Rosa em Aracruz

 

A Casa Rosa em Aracruz, é referência na cidade, por ser um espaço que conta com diversos programas gratuitos de atendimento humanizado e de qualidade. Tem uma equipe multidisciplinar com profissionais da saúde, entre eles, médicos ginecologistas e obstetras, mastologista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, nutricionistas e assistente social.

 

No espaço é oferecido o serviço de pré-natal de alto risco, onde são atendidas gestantes com pressão alta, diabetes, abortos repetitivos e depressão. As mulheres também têm acesso as ações do Programa Viva Mulher, que são atendidas pacientes com preventivo ou mamografia alterada, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), inserções de Diu e no Programa Planejamento Familiar, onde são oferecidos os serviços de laqueadura das trompas para mulheres e vasectomia para esterilização masculina.

 

Para que a mulher tenha acesso a esses serviços, é necessário passar por atendimento em uma das Unidades de Saúde do município, assim, sendo encaminhada por algum profissional. Para entrar em contato com a Casa Rosa, o telefone é: (27) 3270-7993 / Ramal 2694, no horário de 8h às 17h.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 27/10/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste