Palestra realizada na FAACZ marca encerramento de ações em prol do Setembro Amarelo

Foto: Ariel Cerri

 

Terminou na última quarta-feira, 26 de setembro, na FAACZ as ações de sensibilização promovidas pelos estudantes dos cursos de Enfermagem e Pedagogia sobre a campanha “Setembro Amarelo”. Professores e estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Pedagogia e Enfermagem ficaram atentos a palestra ministrada pela prof.ª Marta Rossoni abordando os temas: Depressão, ansiedade e suicídio.

 

“O Brasil está em quarto lugar na América Latina em tentativas de suicídio. Esse é um problema de saúde pública que precisa ser debatido com toda a sociedade, pois a ansiedade e a depressão andam de mãos dadas. E, o resultado dessa união é o suicídio de pessoas entre 15 e 29 anos. Segundo pesquisas até 2020 a depressão será uma das piores doenças a afligirem a nossa sociedade”, afirmou a palestrante da noite.

 

Marta também explicou a diferença entre depressão e tristeza, as principais causas e sintomas da depressão. “A palestra aqui na FAACZ foi fantástica. A professora falou de forma clara e objetiva sobre a prevenção do suicídio, orientando sobre a importância de procurar um profissional e de ajudar quem está sofrendo. Este momento contribuiu tanto para minha vida profissional como também pessoal”, disse a estudante do 2º Ciclo/Módulo I do curso de Enfermagem Rafaella Tonon Rangel.

 

Segundo a estudante do 2º Ciclo/Módulo I do curso de Pedagogia Thayani de Souza Freitas da Silva Auteiro, “oportunizar ações e debates frente a um tema tão complexo como o suicídio é muito importante para a nossa formação, especialmente porque a nossa profissão trabalha com indivíduos que estão aprendendo a lidar com suas questões humanas, emoções e conflitos”.

 

Durante todo o mês de setembro, os alunos de Pedagogia e Enfermagem da FAACZ realizaram palestras e rodas de conversa sobre a importância da prevenção ao suicídio em escolas municipais e estaduais de Aracruz, assim como no Hospital e Maternidade São Camilo. A atividade teve o apoio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste