Coordenador do curso de Enfermagem, preceptoras e universitários realizam entrega de banners à Secretaria de Saúde de Aracruz

Fotos: Alessandro Bitti

O coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, acompanhado das preceptoras, as enfermeiras Sabrina Maria Batista e Sheila da Penha Moraes Santos, juntamente com os universitários, do 9º período do curso de Enfermagem, Antônia Sônia Barbosa de Alencar; Antônia Iderlandia de Sousa; Maria Eduarda Barbosa Queiroz; Irleine de Oliveira; Elaine Milagres Cáo; Matheus Simões Gomes; Lorran Coutinho Pereira e Helida de Almeida da Cruz, estiveram na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz, no último dia 31 de maio.

 

Na ocasião, o grupo da FAACZ realizou a entrega de 18 banners à secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt Tóffolli, que estava acompanhada por vários servidores municipais da Secretaria de Saúde. O objetivo dos banners que foram entregues à municipalidade é nortear a população quanto aos serviços ofertados em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, do bairro Vila Rica, para que a população saiba onde ir e quando devem ir.

 

“Só tenho a agradecer a FAACZ, aos professores e preceptoras do curso de Enfermagem por estarem dentro das Unidades de Saúde somando esforços com os nossos profissionais. Temos certeza que vocês estão sendo bem formados para o mercado de trabalho. Isso é o que mais precisamos, de bons profissionais. Cada vez mais o mercado de trabalho tem exigido isso. Acredito que vocês estão com o espírito de serem o enfermeiro, que de fato, precisamos para atender à população de Aracruz”, disse a secretária de Saúde.

 

Secretária de Saúde de Aracruz agradece ao grupo da FAACZ pela parceria

“Esse trabalho, conjunto que estamos realizando, tem sido muito gratificante pra gente, por vê-los utilizando os nossos serviços para aprimorar o conhecimento de vocês. Ser proativos, é o que a academia traz de mais valioso, quando ela está dentro do serviço de Saúde. Exemplo disso, foi a disponibilidade de vocês, enquanto acadêmicos de Enfermagem da FAACZ fazerem esses banners para as UBS e UPA. Vocês estão de parabéns pela iniciativa”, afirmou Tóffolli.

 

“Queremos agradecer a Secretaria de Saúde, na pessoa da secretária Rosiane, que em vários momentos tem sido parceria do curso de Enfermagem da FAACZ. Ser o enfermeiro, que as Unidades de Saúde de Aracruz necessitam é o que de fato fará a diferença nos serviços prestados à população, aos munícipes. Esperamos que esse processo de Educação Permanente, com um atendimento mais humanizado, possa de fato fazer a diferença no município e fora dele também”, destacou o coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene. 

 

Os banners entregues fazem parte das atividades práticas, do Projeto de Extensão do curso de Enfermagem, intitulado “Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde no município de Aracruz (ES)”, coordenado pelo Comitê e Supervisão de Extensão da FAACZ. O projeto foi idealizado e está sendo orientado pela preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ, Sheila da Penha Moraes Santos, e sendo executado por oito universitários do curso de Enfermagem, do 9º período, que marcaram presença na entrega oficial dos banners na Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz.

 

Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde

 

O projeto tem como objetivo mostrar a importância do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no processo da Educação em Saúde da população. Tendo como base a Educação Permanente em Saúde (EPS), que conceitua o trabalho realizado por diferentes profissionais, no Sistema Único de Saúde (SUS), como uma aprendizagem contínua e comprometida com o coletivo. Sendo abordados temas relevantes no processo saúde-doença.

 

Coordenador do curso de Enfermagem fala sobre Educação Permanente e atendimento humanizado

De acordo com a preceptora do curso de Enfermagem, Sheila Moraes, este projeto tem como finalidade evidenciar como os profissionais de Saúde são importantes no processo, minimizando agravos na população, bem como organizando o procedimento de trabalho dentro dos níveis de Atenção Primária, Secundária e Terciária.

 

“Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por acolher, ouvir, cuidar e responder as dúvidas de várias famílias. Por isso, precisam estar bem informados sobre vários tipos de doenças que podem atingir a população. A Educação Permanente é uma ação que deve acontecer durante todo o processo de trabalho das agentes comunitárias de saúde. Por isso, se faz necessário parcerias entre as instituições e níveis de atenção. A proposta é realizar esse tipo de capacitação a cada dois meses”, explicou a preceptora e enfermeira Sheila Moraes.

 

Ainda de acordo com Sheila, durante a execução do projeto estão sendo abordados temas sugeridos pelos agentes comunitários de saúde e de relevância para a comunidade e outros profissionais para que possam, também, ser inseridos no sistema. “Todo tema abordado, será disseminado pelos agentes de saúde com toda família visitada por eles de forma domiciliar. Com isso, esperamos melhorar o fluxo de atendimento intersetorial, melhorar a comunicação entre os profissionais e a população, bem como organizar a demanda de atendimento, haja visto que um perfil de atendimento será traçado”, destacou Sheila, idealizadora do Projeto de Extensão do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/06/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste