Universitários de Enfermagem da FAACZ utilizam “Mapas Mentais” para aprimorar o estudo de “Histologia”

Fotos: Divulgação

No mundo acadêmico, encontrar formas eficazes de aprender e compreender o conteúdo é fundamental para o sucesso dos estudantes. Recentemente, os alunos do 2º período do curso de Enfermagem da FAACZ adotaram uma abordagem inovadora para o estudo da “Histologia”, um conteúdo desafiador e essencial para a sua formação. Eles começaram a utilizar os “Mapas Mentais” como recurso no processo de ensino e aprendizagem, e os resultados têm sido impressionantes.

 

Os “Mapas Mentais” são ferramentas poderosas que auxiliam na organização de ideias e informações em um formato visual e altamente acessível. Esta estratégia foi implementada nas aulas de “Biologia Geral”, ministradas pela professora Helania Mara Grippa Rui, que incentivou os estudantes a explorar essa metodologia para aprofundar seu entendimento sobre a “Histologia”.

A professora Helania Mara apresentou a sugestão de um estudo individual do conteúdo de “Histologia”, que foi prontamente aceita pelos estudantes de Enfermagem. A atividade consistia em cada aluno criar seu próprio “Mapa Mental” para potencializar seu conhecimento na disciplina de “Biologia Geral”. Além disso, a utilização dos mapas mentais ocorreu no Laboratório Maker da faculdade, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado.

Para a professora Helania Mara Grippa Rui, a utilização dos “Mapas Mentais” no Laboratório Maker demonstrou ser uma excelente metodologia facilitadora da aprendizagem no ensino de “Biologia”. Essa abordagem permite uma melhor compreensão do conteúdo abordado e uma capacidade aprimorada de síntese por parte dos estudantes.

 

Aluna do 2º período de Enfermagem, Júlia Avancini Lopes, enfatiza a importância desses “Mapas Mentais” em seu processo de aprendizagem. “Ter uma base sólida de conhecimento dos conteúdos, fixá-los e aprender é fundamental para o processo de aprendizagem. No entanto, para desenvolver nossa concentração e lidar com o excesso de informações, é importante encontrar mecanismos que nos ajudem nesse processo. Um deles é o “Mapa Mental”, que auxilia na visão geral dos assuntos e na compreensão dos estudos”.

Nair Luiza Gomes de Paula Alves, também aluna do 2º período de Enfermagem, destaca uma das principais vantagens dos “Mapas Mentais”. “O estudo em “Mapa Mental” é importante porque ajuda a organizar e visualizar informações de forma mais clara e conectada, facilitando a compreensão, a memorização e o processo de aprendizagem. A professora trabalhou conosco na sala Maker o “Mapa Mental” para melhor compreender os estudos da “Biologia” no curso de Enfermagem”.

A introdução dos “Mapas Mentais” como recurso no processo de ensino e aprendizagem tem se mostrado uma escolha pedagógica eficaz na FAACZ, proporcionando aos estudantes de Enfermagem uma maneira inovadora e eficiente de abordar um conteúdo desafiador como a “Histologia”. Com resultados positivos e depoimentos entusiasmados dos alunos, essa metodologia pode se tornar uma prática comum no ensino da “Biologia” e em outros campos do conhecimento.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 1º/11/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste