Roda de Conversa feita por alunas de Administração aborda a “APAE e sua importância para a sociedade”

Fotos: Karina Cometti

Como atividade proposta, pelo professor Alex Sandro Ferreira Bernardes, que ministra a disciplina de Gestão e Responsabilidade Social, as alunas do 7º período do curso de Administração da FAACZ, Emanuele de Oliveira Daniel, Kesia Ribeiro de Oliveira, Karoliny Cirilo dos Santos e Lara Moreira Vieira Coelho, realizaram uma Roda de Conversa, no último dia 21, no Espaço Maker.

 

Na ocasião, as universitárias falaram sobre a “APAE e sua importância para a sociedade”. As estudantes de Administração fizeram um apanhado histórico da entidade social, criada no Rio de Janeiro em 1954, sendo uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. Além disso, as acadêmicas da FAACZ apresentaram alguns dos projetos que são realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Aracruz (ES).

 

Foram apresentados os projetos: “Voz e Movimento”; “APAE em Movimento”; “Cuidados Diários”; “Programa de Autismo”; “Aprimorar”; “Reabilitação Física e Fonoaudióloga”; “Teste da Orelhinha” e “Desenvolvimento Psicológico”. Também participaram do momento, a psicóloga da APAE de Aracruz, Evelly Pereira da Cruz e Pedro Henrique Furtado, uma das pessoas atendida pela entendida. Pedro estava acompanhado por sua irmã, Gleicy kelly Furtado.

Segundo as universitárias da FAACZ responsáveis pela Roda de Conversa, “a APAE proporciona o acesso ao conhecimento, aos direitos constituídos, à qualificação para a inclusão no mundo do trabalho, à reabilitação, à promoção de autonomia para pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, fornecendo aos alunos independência e autonomia”, ressaltaram as alunas do curso de Administração.

 

“O objetivo dessa atividade é conscientizar sobre o trabalho que a APAE realiza. Afinal, conversar sobre deficiência e inclusão é o primeiro passo para aproximar os universitários da FAACZ (e toda sociedade) desse público. Os estudantes do 7º período de Administração estão à frente dessa atividade, que não finaliza hoje, mas abre a oportunidade para novas discussões dentro dos bancos escolares da faculdade, não somente tendo a APAE como referência mais outras entidades sociais”, afirmou o professor Alex Bernardes.

 

Para enriquecer ainda mais o trabalho feito pelas estudantes do 7º período de Administração foram convidadas para participarem da Roda de Conversa, as professoras, Eliane Góis Moro Del Caro, Rosineide Cruz do Nascimento e Juliana Ribeiro da Silva Lombardi, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, localizada no bairro Vila do Riacho, Aracruz (ES). As docentes trabalham com inclusão social e diversidade na rede estadual de ensino.

 

“A palestra de hoje (21/06) sobre a APAE foi linda, esclarecedora e inspiradora. Os palestrantes demonstraram como é importante o trabalho realizado não só com a inserção do ser humano na sociedade de forma digna e respeitosa, como também no seu desenvolvimento ao longo de sua jornada na instituição e sua interação com amor e cuidado em todos os sentidos”, disse Jordana dos Santos Francisco, aluna do 7º período do curso de Administração da FAACZ.

De acordo com a universitária, “a palavra que dá significado ao que é realizado pela APAE é empatia, olhar com atenção e carinho legítimo com os usuários. A inclusão deve ser de fato uma bandeira a ser levantada, onde todos enxerguem o outro como um ser humano capaz de todas as coisas, com certos desafios e adaptações, mas não sendo isso uma incapacidade e diferenciação na ‘multidão’, mas uma pessoa comum, com obstáculos a serem superados, como tudo na vida, no dia a dia”.

 

“Essa temática é muito necessária para que se conheça o que é desempenhado pela instituição APAE, quantas vidas são mudadas e tocadas por ela, quais e como são realizadas as atividades e o que podemos fazer como sociedade para que o trabalho não pare e dê cada vez mais frutos, lindos e preciosos, para as famílias, sociedade e para os próprios usuários”, finalizou dizendo Jordana.

 

Para Mélrien Montibeller França dos Santos, aluna do 7º período de Administração, “a Roda de Conversa e conscientização sobre a importância da APAE para a sociedade foi algo encantador. É desafiador, mas feito com muito amor por todos os envolvidos. Praticar a inclusão é papel de todos”, frisou a acadêmica da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/06/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste