FAACZ: Estudantes de Psicologia promovem atividade de registros e memórias em aula de “Psicologia e Gestão de Pessoas”

Fotos: Divulgação

Durante o 1º Semestre Letivo de 2023, os estudantes do 7º período do curso de Psicologia da FAACZ vivenciaram uma experiência única em sala de aula. Sob a orientação da professora Stéfani Martins Pereira, responsável pela disciplina de “Psicologia e Gestão de Pessoas”, os acadêmicos participaram de uma atividade de registro e memória, que promoveu a interação e o desenvolvimento de habilidades sociais e relacionamento interpessoal dos estudantes.

 

Além disso, desde a primeira aula da disciplina, os alunos recebiam uma folha de papel em branco para registrar seus pensamentos, sentimentos e quaisquer assuntos que desejassem abordar. Essa prática servia como um controle de frequência da disciplina e também proporcionava um espaço para que cada aluno expressasse sua voz e se sentisse ouvido em sala de aula. A atividade foi inspirada na estratégia utilizada pela autora Bell Hooks para construir uma comunidade em sala de aula, reconhecendo a individualidade de cada estudante e garantindo que todos se tornassem visíveis e valorizados.

 

Sem contar que ao longo do semestre, os universitários tiveram a oportunidade de produzir uma memória que abrangesse aspectos socioemocionais, teóricos e técnicos relacionados à disciplina. O ponto culminante dessa atividade ocorreu no último dia 21, quando cada aluno sorteou o nome de outro colega e confeccionou a capa ou envelope das memórias desse colega. Dessa forma, cada estudante recebeu sua memória como um gesto de afeto vindo de um membro da turma. A entrega das memórias foi realizada como um amigo secreto, promovendo interação e aproximação entre os alunos.

Durante a atividade, a professora Stéfani compartilhou um texto da poeta Míriam Alves intitulado “Juntar Pedaços”, fazendo uma analogia entre a construção artística das capas das memórias e os fragmentos que compõem a identidade de cada indivíduo. “Em articulação com a disciplina, é possível conectar a atividade realizada com aspectos de relacionamento interpessoal, clima e motivação, estudados nas aulas e na bibliografia recomendada”, explicou Stéfani Martins Pereira.

 

Os depoimentos dos alunos do 7º período do curso de Psicologia destacaram a importância e o impacto positivo da atividade em suas vidas acadêmicas e pessoais. Indiara Rockffeller de Lima Moreira expressou sua gratidão: “Escrever naquele pedaço de papel sobre as afetações daquela aula, alguns assuntos mais específicos ou sobre o que nos tinha atravessado durante o dia era de extrema importância. A oportunidade de preparar a capa das memórias da minha colega foi lindo”.

 

Já Maria Eduarda Marins Pereira ressaltou a relevância da dinâmica: “Participar da dinâmica para mim foi uma injeção de ânimo. Com o nome proposto pelo texto lido, “juntar pedaços”, foi também isso que fiz ao participar da dinâmica. O mais interessante é que “juntar pedaços” não é um exercício individual, requer um esforço coletivo”.

 

Caio Scopel Guasti elogiou a abordagem interativa das aulas: “Achei muito interessante essa forma de chamada, diferente de todas que já tive na minha vida. Essas aulas interativas chamam atenção e motivam os alunos. O mais legal foi que no final os nomes dos alunos foram distribuídos pela turma para fazermos as capas para essas memórias das aulas, simplesmente incrível”.

Já Graziele Pasolini destacou o impacto emocional e afetivo da atividade: “A dinâmica trazida para nós, alunos de Psicologia, foi de muita importância para a nossa formação. Me senti tão bem, tão animada com a dinâmica. Fiz um cartão super colorido e animado, assim como estavam os sentimentos dentro de mim. Trago somente boas recordações, com certeza foi uma aula cheia de afetos que ficará marcada na minha trajetória pela graduação”.

 

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, professora Karina Fonseca, a atividade desenvolvida pelos estudantes do 7º período demonstra o compromisso da instituição em proporcionar um ambiente acadêmico enriquecedor e estimulante.

 

“Através dessa prática inovadora, os alunos do curso de Psicologia puderam se expressar, fortalecer os laços interpessoais e vivenciar o entusiasmo gerado pelo esforço coletivo. A FAACZ continua a promover uma abordagem educacional diferenciada, preparando seus estudantes para os desafios da área de Psicologia e além”, afirmou Fonseca.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/06/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste