Atividade final: Alunos do 8º período de Administração analisam artigos científicos na disciplina de “Processo de Tomada de Decisão” 

Fotos: Divulgação

Orientados pelo professor Jussélio Rodrigues Ribeiro, os estudantes do 8º período do curso de Administração da FAACZ fizeram a apresentação do trabalho final da disciplina “Processo de Tomada de Decisão”, em sala de aula, no último dia 22. A turma de Administração foi dividida em cinco grupos, sendo que o papel de cada grupo foi o de ler um artigo científico relacionado à disciplina e discutir o resultado com os outros alunos da turma.

 

Além de ler o artigo, o grupo fez a contextualização do assunto tratado no texto científico, quanto ao seu referencial teórico, sua metodologia e os seus resultados e discussões apresentados no estudo. “Essa contextualização teve foco no processo decisório, uma vez que cada artigo foi escolhido com essa finalidade e no seu contexto cada um deles faz referência ao processo decisório”, explicou o professor Jussélio.

 

Os textos abordados na atividade, foram: Conformidade Fiscal e Economia Comportamental: uma análise da influência do contexto decisório; O plano de revitalização urbana da área central de Campo Grande, MS; Parceria público-privada na gestão hospitalar no Sistema Único de Saúde da Bahia, Brasil; Economia Comportamental e Seguros de Automóveis: O Papel dos Vieses e Heurísticas; Fatores influenciadores do processo decisório de enfermeiros em hospitais universitários ibero-americanos.

 

Para o professor Jussélio, responsável pela disciplina “Processo de Tomada de Decisão”, o resultado foi um sucesso, uma vez que os universitários puderam vivenciar na prática as fases do processo decisório, sendo mostradas em estudos de casos reais em que os atores, presentes nesses estudos de caso, passaram por todas as fases do processo de tomada de decisão.

“Como professor da disciplina, foi uma experiência muito especial poder compartilhar com todos em sala de aula do mesmo objetivo e, também, por tratar-se do último ano da turma, ter a certeza de que entregamos ao mercado de trabalho profissionais, que conseguem articular ideias em torno de teorias e práticas que serão usadas no seu dia a dia, tanto na gestão privada, quanto na gestão pública”, afirmou o docente da FAACZ.

 

Saiba a opinião dos universitários sobre a atividade realizada

 

“Anualmente ocorre no Brasil a declaração de imposto de renda, nesse sentido eu e o meu grupo de trabalho acadêmico realizamos um estudo referente ao artigo “Conformidade Fiscal e Economia Comportamental: uma análise da influência do contexto decisório” em que tivemos a oportunidade de compreender como questões comportamentais influenciam um cidadão a optar pela sonegação e/ou optar por ocultar informações a respeito de rendas. Constatamos por meio do artigo que em anos eleitorais, por exemplo, alguns contribuintes optam por sonegação ao acreditar que o dinheiro recolhido não está oferecendo retorno à população por meio dos governantes, essa informação nos causou bastante impacto. Além disso, o estudo realizado foi de suma importância, pois sabemos que os impostos são contribuições importantes para que sejam realizados investimentos públicos em diversas áreas como, por exemplo, educação e saúde, ademais, o artigo nos fez realizar uma correlação com os processos de tomada de decisões”. Estudantes do grupo de trabalho 01

 

“Agradecemos a Deus primeiramente, depois toda a equipe de coordenadores da FAACZ, por ter nos dado a honra de ter o professor Jussélio, que nos dedicou tempo, calma e acreditou no potencial de cada aluno para que pudéssemos adquirir todo o tipo de preparação, seja para a realização de concursos no decorrer do tempo, lidar com dinâmicas em grupo, aprender a lidar com opiniões opostas e o mais importante aprender a tomar decisões no momento correto. Estávamos muitos inseguros, tivemos a oportunidade de praticar no período pós-pandemia uma atividade em grupo a respeito de como fazer uma boa apresentação, pois se tratou de uma última apresentação do conteúdo de tomada de decisão e queríamos entregar ao professor Jussélio, o nosso máximo, porque foi assim que ele nos recebeu no período de pós-pandemia, com o seu máximo. Também te agradecemos professor pelo excelente material que disponibilizava para nós, alunos, e que de fato sempre tratou com respeito e seriedade as pessoas que depositam a confiança neste material. Abraços”, Estudantes do grupo de trabalho 02

“Foi um trabalho prazeroso e de grande relevância na disciplina de “Processo de Tomada de Decisão”, pois possibilitou enxergar a estrutura interna de como se dá o fator de decisão em alguns temas pertinentes da atualidade, citando como destaque a ciência comportamental por trás das decisões”. Estundantes do grupo de trabalho 03

 

“Nós achamos o case complexo, mas no decorrer da leitura, fomos entendendo e vimos o quanto de ligação tinha com a matéria (Tomada de Decisões). Percebemos que tomamos decisões baseadas em dados e informações, e também atalhos mentais, vieses e heurísticas. Debatemos o conteúdo aplicado, no nosso grupo e podemos perceber que todos tem uma linha de raciocínio diferente, e através disso, fomos discutindo e decidindo melhores decisões para a montagem do trabalho”. Estudantes do grupo de trabalho 04

 

“A discussão acerca da temática deste artigo, entre o nosso grupo, nos fez compreender de forma mais clara os processos de decisões e de como suas ferramentas podem nos auxiliar em diferentes áreas. Contudo, o que gostaríamos de pontuar é o fato de que este artigo nos proporcionou uma vasta compreensão dos termos de hierarquia e burocracia, como por exemplo, a burocracia profissional, onde foca nas competências profissionais e não somente nos processos e métodos empregatícios, como também a burocracia mecanizada, que consiste em uma organização padronizada em um estilo autocrático. Portanto, entende-se que, juntamente com o que é estudado em sala de aula, à compreensão do que é a burocracia, como também a hierarquia, são fundamentais dentro de uma organização e sem estes dois fatores, é impossível manter o funcionamento adequado. Além disso, nos faz questionar até quando é viável a autonomia de um funcionário e que se há certas decisões que devem ser tomadas por pessoa(s) adequada(s). Por fim, podemos ressaltar que este trabalho evidenciou o quanto ao logo do curso nos permitiu amadurecer como pessoas ao desenvolver habilidades de um gestor; principalmente a habilidade autocrítica e as habilidades interpessoais, uma vez que conseguimos elaborar um trabalho, mesmo não tendo afinidade, superando com muita facilidade as diversidades, ao invés de ficar preocupadas com quem fazia ou não, mas sim de fato exercitando a atividade”. Estudantes do grupo de trabalho 5

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/11/2022

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