Alunos do curso de Administração da FAACZ assistem ao filme “O menino que descobriu o vento”

Foto: Divulgação

O professor Jussélio Rodrigues Ribeiro ministrou, na noite, do último dia 18, uma aula sobre o filme “O menino que descobriu o vento” para os estudantes do 6º período do curso de Administração da FAACZ, dentro da proposta do conteúdo da disciplina de Empreendedorismo. Após as explanações iniciais, o filme foi exibido. A atividade aconteceu dentro da sala de aula do curso de Administração.

 

De acordo com o docente da FAACZ, o filme conta a história do menino William que, mesmo diante das adversidades, não deixou de acreditar nos seus sonhos e não abandonou os seus estudos, pois enxergou a possibilidade de desenvolver algo inovador que iria ajudar o povo do seu vilarejo a salvar a própria vida e manter todos ainda mais unidos.

 

“No filme é possível observar claramente a aplicação do processo “effectuation”, desenvolvido pela professora Saras Sarasvathy, da Universidade da Virgínia (EUA). Esse processo é simples e sua função é orientar o empreendedor nas etapas de geração de ideias de negócios, implementação e crescimento inicial, baseado naquilo que você tem em mãos, usar suas experiências e seus contatos para divulgar e implementar a ideia”, explicou o professor Jussélio.

 

O docente finalizou dizendo: “A lição que fica depois de ter assistido ao filme é a de que qualquer um pode empreender, ou seja, tanto quem já tem essas capacidades inatas, bem como aqueles que precisam desenvolver certas habilidades para iniciar algum tipo de empreendimento. Basta acreditar nos seus sonhos”, afirmou.

 

Segundo a aluna Mélrien Montebeller França dos Santos: “O menino que descobriu o vento mostra a história de um menino que mesmo diante das dificuldades apresentadas em sua vida, não desistiu de estudar. O jovem William mesmo com poucos recursos foi persistente e acreditou que seus conhecimentos iriam ajudar a ele e todas as outras pessoas do seu vilarejo. O filme trouxe lições valiosas, entre elas, que não devemos desistir de algo que acreditamos, temos que ter coragem para enfrentar os desafios”.

 

De acordo com a estudante Jullie Forestti Caliman, o filme prende a atenção do início ao final, um dos momentos mais marcantes foi quando o filho insistiu ao pai para dar a bicicleta e construir o moinho de vento. Construção essa que traria a comunidade uma “salvação” em meio a situação em que estavam passando de seca e fome.

 

“Muito nos ensina o modo como o líder da comunidade leva a notícia as pessoas e eles tomam suas decisões sobre o processo de cortas as árvores. Uma lição passada é que devemos ter a mente aberta e estarmos prontos para realizar e sofrer mudanças, como a construção do moinho de vento para que pudesse utilizar a água do poço”, afirmou a universitária.

 

“O enredo do filme se encaixa muito bem com os assuntos levantados em sala de aula, por exemplo, o momento em que o personagem principal enxerga uma oportunidade em um momento de crise. Situação essa que costuma ser comum a empreendedores. É necessário saber utilizar as adversidades a nosso favor”, relatou a estudante Lorena Nunes Alves.

 

Para a aluna Adriely Demonier Monfardini, “O menino que descobriu o vento” mostra uma difícil realidade vivida em Malawi, onde a pobreza e a falta de chuva durante o ano proporcionavam árduo trabalho na produção de uma colheita.

 

“Instigado de ver seu povo sofrer de fome, um jovem buscou conhecimento e lutou pelo convencimento de que seu projeto de energia eólica traria benefícios a comunidade. As circunstâncias não impediram o jovem a manter a certeza do projeto, e assim depararmos com a insistência e coragem que devemos alimentar ao enxergar uma oportunidade em meio ao caos”, pontuou a estudante de Administração.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 26/10/2022

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