Universitários em parceria com o Comitê de Extensão da FAACZ desenvolvem projeto contra violências nas escolas

Fotos: Divulgação

Estudantes dos cursos de Psicologia e Enfermagem da FAACZ realizaram uma palestra com o tema “Uma ação reflexiva sobre as violências nas escolas e assédio social”, seguida de roda de conversa com os estudantes das escolas, Primo Bitti e Santa Cruz. A atividade faz parte do Projeto “Cidadão contra violências nas escolas”, que visa criar um momento de reflexão sobre a questão da violência nas escolas e fazer o aluno do Ensino Fundamental e Médio perceber o que está por detrás deste comportamento dentro das unidades de ensino.  

 

“A finalidade desse trabalho é justamente desenvolver criticidade nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da região, levando-os a perceber a postura de cidadania, respeito e solidariedade que todos devemos ter diante do próximo. Precisamos chamar atenção dos alunos sobre o problema que as escolas estão experienciando. Acredito que, podemos fazer algo para ajudar essa comunidade de estudantes a transformar comportamentos”, afirmou o presidente do Comitê de Extensão da FAACZ. 

 

Durante o bate-papo, os universitários apresentaram dados estatísticos de alunos, dentro do ambiente escolar, com comportamentos contra a paz e harmonia. Os dados são mundiais, bem como sobre o Brasil em suas várias regiões, principalmente, devido a pandemia de Covid-19. O professor Arismar Manéia estruturou o projeto junto com os universitários, que estão colocando-o em prática e afirmou que mais do que nunca se tornou fundamental refletir sobre os nossos comportamentos, a construção de novos valores individuais e sociais para vivermos em sociedade. 

“Explicamos aos alunos da escola Primo Bitti os diferentes tipos de violência que existem no ambiente escolar e demos alguns depoimentos de violência. Aproveitamos para aplicar uma lição sobre bullying usando duas maçãs, onde tentamos mostrar como cada um se sente quando alguém nos maltrata com suas ações ou palavras. Tivemos uma experiência agradável com os alunos do 8º Ano. Percebemos também como eles interagiram sobre o assunto abordado. Foi bem proveitoso”, relatou a aluna do 2º período do curso de Enfermagem, Samira de Jesus Lima Vieira.

 

Para a também aluna do 2º período do curso de Enfermagem da FAACZ, Elisângela Batista Vieira Alves, “o projeto que vem sendo desenvolvido pelos universitários da faculdade, por meio do Comitê de Extensão nos trouxe grandes experiências. Foi uma boa oportunidade de interação com os alunos da rede estadual de ensino. Espero que esse seja um pequeno passo dado em direção a um novo horizonte de respeito e valorização dos profissionais da educação. Agradeço ao prof. Arismar por nos proporcionar esse aprendizado”, afirmou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 26/10/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste