A importância de nomear as emoções dentro do contexto do ambiente de trabalho é tema de roda de conversa em Casa de Repouso

Fotos: Divulgação

Os colaboradores da Casa de Repouso Aconchego, localizada nos bairros Interlagos e Colina, em Linhares (ES), participaram de uma enriquecedora roda de conversa sobre a importância de nomear as emoções dentro do ambiente de trabalho, no último dia 26. O tema foi abordado pelo estudante do 10º período do curso de Psicologia da FAACZ, Welington Nascimento Ribeiro Filho, que foi convidado pela proprietária da instituição, a enfermeira e psicóloga, Mariana Medeiros Mota Tessarolo.

 

A roda de conversa foi realizada em parceria com o Comitê de Extensão da faculdade, sob o eixo temático “Inclusão Social e Igualdade”, e é parte de uma série de encontros programados para abordar questões relevantes para os colaboradores da instituição. Essa não foi a primeira vez que o universitário realizou esse trabalho; anteriormente, ele já havia conduzido um projeto similar na unidade de Aracruz. O objetivo da atividade foi promover a comunicação emocional entre os profissionais que atuam no cuidado e atendimento aos idosos da Casa de Repouso.

 

Em seu depoimento, Mariana Medeiros elogiou o desempenho de Welington em ambos os eventos: “O Welington já colaborou conosco na minha unidade de Aracruz e é sempre um prazer recebê-lo agora em Linhares. Ele está atuando sempre com muita seriedade e competência, inovando e atingindo o objetivo proposto aos meus colaboradores. Sem dúvida, é uma parceria de sucesso com esse futuro psicólogo”.

O estudante Welington Nascimento Ribeiro Filho, em depoimento, explicou que o objetivo das rodas de conversa e dinâmicas é proporcionar um espaço de escuta ativa e promoção em saúde mental para os colaboradores. “Os encontros têm como foco principal trabalhar sobre as emoções e como elas afetam o ambiente de trabalho, além de outros aspectos da vida pessoal e profissional”, destacou o estudante de Psicologia.

 

No encontro realizado no último dia 26 de julho, em Linhares, o tema abordado foi a “tristeza”. Ao longo dos próximos meses, estão programados mais três encontros mensais, cada um abordando uma emoção diferente, que são: raiva, medo e alegria. Além disso, questões relacionadas à violência de gênero e letramento de raça também serão trabalhadas, proporcionando aos colaboradores uma reflexão mais abrangente sobre suas emoções e seus efeitos no ambiente de trabalho.

 

“A iniciativa de abordar emoções específicas em cada encontro mensal proporciona uma imersão mais profunda nos sentimentos que os profissionais podem enfrentar no ambiente de trabalho. A ideia é criar um espaço de escuta e reflexão para que os colaboradores possam entender e nomear suas emoções, aprimorando suas habilidades emocionais e contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor”, explicou o presidente do Comitê de Extensão da faculdade, prof. Arismar Manéia.

O Comitê de Extensão da FAACZ, juntamente com Mariana Medeiros e Welington Nascimento Ribeiro Filho, continua a trazer contribuições valiosas para o bem-estar emocional dos colaboradores da Casa de Repouso Aconchego e enfatizam a importância da saúde mental em todos os âmbitos da vida, especialmente no ambiente de trabalho.

 

De acordo com o presidente do Comitê de Extensão da faculdade, prof. Arismar Manéia, espera-se que os profissionais envolvidos possam com essas rodas de conversa ampliar seu autoconhecimento emocional, tornando-se mais preparados para lidar com os desafios inerentes ao cuidado e atendimento aos idosos.

 

“O sucesso dessa iniciativa pode abrir portas para futuras colaborações entre a instituição de repouso e a faculdade, trazendo mais benefícios para os profissionais e, consequentemente, para os idosos que recebem os cuidados da equipe da Casa de Repouso Aconchego”, afirmou o professor Arismar.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 02/08/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste