Estudantes da FAACZ se mobilizam para divulgar o Setembro Amarelo

Foto: Alessandro Bitti

 

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, transtorno que vem atingindo várias classes sociais em diferentes sociedades espalhadas pelo mundo. O Brasil é o oitavo país em números de suicídios. A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida, de acordo com registros oficiais. Para chamar a atenção da comunidade universitária e da sociedade de Aracruz sobre esse tema estudantes dos cursos de Enfermagem e Pedagogia da FAACZ irão promover até o final deste mês várias ações de sensibilização.

 

A atividade tem o apoio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade. O pontapé inicial do trabalho foi dado no último dia 06 nas dependências da FAACZ com faixas, banner e projeção em telão da campanha “Setembro Amarelo: Mês de prevenção e conscientização sobre o suicídio”, com o slogan “Seja Solidário: Nunca sabemos os medos que o outro enfrenta”.

 

Na ocasião, os estudantes de Pedagogia e Enfermagem foram às salas de aula e distribuíram panfletos com dados estatísticos sobre suicídio, assim como fitas amarelas para uso no mês de setembro como símbolo da campanha, mobilizando e conscientizando a comunidade universitária. Em seguida, realizaram um momento de reflexão na quadra poliesportiva com balões amarelos.

 

Durante todo o mês de setembro, os estudantes da FAACZ irão percorrer escolas municipais e estaduais de Aracruz para falar sobre o suicídio e cuidados com a saúde mental, por meio de rodas de conversa e palestras.

 

“Nosso intuito com essa mobilização é promover atividades que sensibilizem nossos alunos e toda a sociedade sobre a importância do olhar e da escuta sobre o outro que está num quadro de dor”, explicou a professora Marta Rossoni, que está indo nas emissoras de rádio de Aracruz para alertar a população sobre a importância da campanha “Setembro Amarelo”.

 

O encerramento da ação de sensibilização acontece no auditório da FAACZ, na quarta-feira, 26 de setembro, a partir das 19 horas, com palestra direcionada para a comunidade universitária da faculdade, abordando os temas: Depressão, ansiedade e suicídio.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Holler Box