FAACZ promove Capacitação Docente marcando início do Segundo Semestre Letivo de 2023

Fotos: Alessandro Bitti

A FAACZ iniciou o Segundo Semestre Letivo de 2023 com uma Capacitação Docente realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto. O treinamento contou com a participação dos professores dos diversos cursos de graduação e dos coordenadores de curso da instituição. A capacitação ocorreu na sala de aula do Bloco “C” da faculdade e contou com a presença da presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral, e da diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, que deram as boas-vindas aos docentes.

 

“Com a equipe preparada e atualizada, a FAACZ inicia o Segundo Semestre Letivo de 2023 com o compromisso de oferecer um ensino de qualidade e um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os envolvidos no processo educacional. Enquanto instituição de ensino superior queremos continuar oferecendo uma educação de qualidade e permanecer como referência em nossa área de atuação em Aracruz e região”, afirmou a diretora acadêmica.

Na abertura do treinamento, Celi Cabral expressou sua satisfação em receber os professores após o recesso escolar, destacando a importância do corpo docente e discente para a qualidade de ensino oferecido pela FAACZ. A presidente enfatizou que a instituição é uma referência na área educacional graças ao empenho e dedicação de todos.

 

“Bem-vindos ao Segundo Semestre Letivo de 2023. É uma alegria imensa recebê-los. A cada recesso escolar que temos, percebo que o corpo docente da FAACZ retorna renovado, para continuarmos fazendo a diferença na vida de várias pessoas pela educação. Afinal, nossa instituição preza pela qualidade de ensino que oferta. São os nossos docentes e alunos que fazem a nossa instituição ser referência”, disse Cabral.

Para proporcionar um momento de descontração, o professor de Artes Musicais do Centro Educacional de Aracruz (CEA), Gean Carlos Zorzal Santos, encantou os presentes com suas interpretações das músicas “É preciso saber viver” do Titãs e “Como uma onda” de Lulu Santos.

 

Em seguida, a diretora acadêmica da FAACZ explicou a programação da Capacitação Docente para o primeiro dia, que contou com uma palestra sobre a temática “Professor (a) formador (a) de quê e de quem?”, ministrada pela psicóloga Brunella Tristao Simonelli, sócia-proprietária da Talento Assessoria e Gestão em Recursos Humanos.

Brunella conduziu a palestra abordando o papel do docente além das questões técnicas, enfatizando as expectativas e exigências do mercado de trabalho atual. Ela discutiu a importância do acompanhamento dos docentes em relação à participação dos discentes e egressos no mercado de trabalho, destacando aspectos relevantes para a seleção de candidatos, como comportamento, currículo e apresentação de resultados anteriores.

 

Na ocasião, Brunella ainda abordou as questões que envolvem demissões e redução de quadro de funcionários em uma empresa, que são: Relacionamento interpessoal; competição sem colaboração; indisponibilidade; falta de curiosidade e menor interesse pelo aprendizado; inflexibilidade; absenteísmo; resultados que não o diferenciam dos demais.

Além disso, a psicóloga falou sobre a importância da comunicação não-verbal que permeia a postura; o humor; o saber ouvir; o interesse; o autocuidado; o zelo (perfil de dono) e a imagem. “Professores lembrem-se de que o seu aluno lhe avaliará pelo que representa para ele e também lhe recomendará ou não como profissional. Faça-o se questionar sobre os profissionais que ele gostaria de ter por perto em projetos acadêmicos e até mesmo depois de formado e seja um desses selecionados”, alertou a palestrante da noite.

 

Logo depois, a diretora acadêmica da FAACZ apresentou o planejamento para o Segundo Semestre Letivo de 2023 da faculdade, bem como os representantes da Comissão de Vestibular e os cursos de graduação que estão sendo ofertados na modalidade a distância que, no momento, são: Pedagogia, Administração e Engenharia de Produção, que se encontram com inscrições abertas no VEST FAACZ EaD 2023.

No dia 1º de agosto, os professores da FAACZ participaram de uma capacitação sobre “Prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho”. A palestra foi ministrada pelos docentes dos cursos de Direito e Psicologia, Ronaldo Félix Moreira Júnior e Stéfani Martins Pereira, respectivamente.

 

Durante o treinamento, os palestrantes da noite abordaram a evolução histórica e normatização das Leis nº 14.457/2022 e 14.540/2023, além da Portaria MTP 4.219/2022, que tratam do assédio no ambiente laboral. Foram discutidos diversos tipos de assédio, como o moral, sexual e digital, além de métodos para identificá-los e os impactos na saúde mental das vítimas.

O professor Ronaldo Félix, responsável por trazer o tema das normas jurídicas relacionadas ao assédio, destacou a importância de medidas preventivas para combater essas práticas no ambiente educacional. Segundo Ronaldo, “o objetivo da capacitação era conscientizar os educadores sobre a necessidade de promover um ambiente seguro, respeitoso e saudável em sala de aula”.

 

Já a professora Stéfani Martins focou nos impactos das violências diversas para o clima organizacional e para a saúde mental no trabalho. Ela também apresentou o conceito de microviolências, que são violências frequentemente invisibilizadas e aceitas socialmente. A docente trouxe informações sobre a Síndrome de Burnout, transtorno associado às experiências adoecedoras no trabalho, ressaltando a importância de abordar esses temas de forma preventiva.

“Este momento de conscientização e informação, que proporcionamos durante essa Capacitação Docente, se faz fundamental para atuar de forma preventiva, de modo a evitar que ocorram situações de assédio moral e sexual, assim como microviolências no ambiente de trabalho, mantendo um clima organizacional satisfatório à toda a equipe”, afirmou Stéfani. 

 

Ao final da Capacitação Docente, a supervisora de pesquisa e extensão da FAACZ, prof.ª Lanna Clicia Carrijo, destacou a relevância do evento para a atualização dos docentes sobre as novas legislações e a importância do combate ao assédio no ambiente de trabalho. Além disso, ressaltou que o encontro proporcionou integração, troca de experiências e planejamento para o Semestre Letivo que se inicia.

“Essa capacitação foi uma excelente oportunidade para nos atualizarmos sobre as novas legislações sobre o assédio moral e sexual, entender os conceitos e a importância do combate ao assédio no ambiente de trabalho. Foi, também, um momento de integração e troca de experiências entre os docentes, bem como oportunidade de alinhamento e planejamento das demandas do Segundo Semestre”, afirmou a docente.


O professor dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Mecânica e coordenador do Estágio Internacional da FAACZ, Jussélio Rodrigues Ribeiro, elogiou a capacitação, destacando a relevância dos temas tratados. Segundo ele, a palestra sobre a postura profissional e a abordagem sobre combate ao assédio moral e sexual despertaram grande interesse entre os docentes, que veem a importância de abordar esses assuntos no ambiente educacional.

Após a palestra, os coordenadores de curso da FAACZ se reuniram com os professores de seu colegiado para tratarem de assuntos específicos e inerentes ao curso de graduação, que está sob sua coordenação. Os professores da FAACZ se reuniram por curso e planejaram, juntamente com os coordenadores, as ações para o Segundo Semestre Letivo de 2023.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 04/08/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste