Universitário da FAACZ conversa com alunos da EJA sobre emoções e a importância de nomeá-las

Fotos: Divulgação

No dia 1º de agosto, à noite, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Caboclo Bernardo, localizada no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz (ES), tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre “A importância de nomear as emoções”. O momento foi pensado tendo como foco a promoção da saúde mental de alunos e professores da escola estadual, bem como marcou o início do 2º Semestre Letivo de 2023, após o recesso escolar.

 

A palestra foi ministrada por Welington Nascimento Ribeiro Filho, estudante do 10º período do curso de Psicologia da FAACZ e fazia parte de uma iniciativa do Comitê de Extensão da faculdade, que busca levar conhecimento e práticas além dos limites da sala de aula. O convite para ministrar a palestra, em forma de roda de conversa, foi feito ao universitário da FAACZ pela professora de Língua Portuguesa da escola estadual, Degenane Marília Coimbra.

 

Na ocasião, Welington falou com os estudantes e professores da EJA sobre alguns desafios que as emoções trazem nas relações interpessoais e apresentou algumas dicas e estratégias que os jovens e adolescentes podem usar para aprenderem a lidar com suas emoções no dia a dia do trabalho e/ou no ambiente escolar. “As emoções fazem parte de quem somos, e aprender a gerenciá-las no ambiente de trabalho e na escola é fundamental para alcançar sucesso e bem-estar”, alertou o universitário de Psicologia.

 

Além disso, Welington falou sobre a importância de se reconhecer as emoções; os processos de autoconhecimento e habilidades sociais; a seriedade de se comunicar de forma assertiva; de buscar apoio de familiares e amigos, bem como ajuda profissional se necessário e, principalmente, não se esquecer de sempre cuidar da saúde mental.

De acordo com o estudante de Psicologia da FAACZ, o primeiro passo para lidar com as emoções é reconhecê-las. “Identifique o que está sentindo e nomeie suas emoções. Não tenha medo de sentir, pois todas as emoções são válidas. Reconhecer e aceitar seus sentimentos é um passo importante para o autodescobrimento e crescimento emocional”, afirmou o universitário.

 

Segundo Welington, o autoconhecimento e habilidades sociais nos ajudam a compreender, gerenciar e expressar emoções de forma saudável. “Pratique a empatia, colocando-se no lugar dos colegas de trabalho e da escola, e aprenda a lidar com conflitos de maneira construtiva. A inteligência emocional permite que você seja mais resiliente diante dos desafios do trabalho”, alertou Ribeiro.

 

“Quando sentir que suas emoções estão sobrecarregando você, busque apoio de amigos, familiares ou colegas de trabalho em quem confia. Conversar sobre suas emoções pode ser libertador e ajudá-lo a obter perspectivas diferentes sobre a situação”, pontuou Welington.

 

Ainda de acordo com o universitário, a comunicação é uma ferramenta poderosa para expressar emoções de maneira adequada. “Aprenda a comunicar-se de forma assertiva, expressando seus sentimentos de maneira clara e respeitosa. Isso ajudará a evitar conflitos desnecessários e a construir relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho e na escola”, explicou Ribeiro.

Para o estudante de Psicologia da FAACZ, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. “Se sentir que suas emoções estão afetando negativamente sua vida ou trabalho, não hesite em procurar ajuda profissional, como um psicólogo ou terapeuta. Eles podem fornecer ferramentas e estratégias para lidar com as emoções de forma saudável”, orientou o universitário.

 

Após o bate-papo, o universitário realizou algumas dinâmicas com os alunos e professores da escola estadual Caboclo Bernardo e finalizou com duas oficinas. A primeira trabalhou as emoções no formato de um jogo. Foram abordadas emoções, como: tristeza, alegria, raiva e medo. A segunda oficina trouxe como proposta o desenho dessas emoções, afirmando aos participantes que não precisavam ter medo de expressar suas emoções por meio da arte.

 

Para Jaques Ricatto, professor da escola estadual, foi um privilégio participar da palestra ministrada por Welington Nascimento, sendo uma experiência enriquecedora e inspiradora, pois o tema abordado é de extrema relevância, principalmente, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

“Acredito que o desenvolvimento de habilidades emocionais é fundamental para o crescimento pessoal e o bem-estar dos alunos. A palestra proporcionou uma reflexão profunda sobre como identificar e compreender nossas emoções. Isso é essencial para lidarmos com os desafios da vida de forma saudável”, afirmou o docente da escola Caboclo Bernardo.

 

O professor da escola estadual finalizou dizendo: “Welington Nascimento apresentou de maneira clara e acessível conceitos importantes sobre o mundo das emoções, nos incentivando a reconhecer e nomear o que sentimos. Aprendemos que ao nomear as emoções, podemos melhor compreendê-las e encontrar maneiras construtivas de lidar com elas”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 07/08/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste