2024 começa na FAACZ com mais uma Capacitação Docente

Fotos: Keren Hapuc e Alessandro Bitti

O início do ano letivo de 2024 na FAACZ foi marcado por uma intensiva Capacitação Docente. Entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro, professores e coordenadores dos cursos de graduação, juntamente com as preceptoras do curso de Enfermagem, participaram ativamente do treinamento realizado no miniauditório da instituição.

 

A abertura oficial da capacitação, em 29 de janeiro, foi conduzida pela diretora acadêmica, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli. Em sua mensagem de boas-vindas, a diretora destacou a importância do encontro e apresentou uma retrospectiva do ano anterior, destacando conquistas e desafios enfrentados pela instituição. Além disso, compartilhou as metas da faculdade para 2024, com base no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024.

 

“Com este PDI, esperamos aprimorar a qualidade do ensino oferecido pela FAACZ, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Pretendemos fortalecer as parcerias com diversos setores da sociedade, promovendo uma cultura interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem e incentivando a transversalidade em todos os cursos por meio de projetos e disciplinas de responsabilidade social”, ressaltou Recla.

Durante sua apresentação, a diretora acadêmica também compartilhou algumas das realizações alcançadas pela FAACZ ao longo de 2023, incluindo a organização das turmas, adaptação das estruturas curriculares, o recredenciamento presencial da instituição, além das bem-sucedidas Jornadas de Iniciação Científica e de Extensão, entre outras iniciativas que continuarão sendo aprimoradas ao longo de 2024.

 

Em seguida, o professor Dr. Harerton Dourado, coordenador de Educação a Distância (EaD) da FAACZ, abordou o tema “Inovação Inteligente: Potencializando a Sala de Aula com o ChatGPT”. Dourado apresentou conceitos de Inteligência Artificial (IA) e explicou o funcionamento do ChatGPT, como uma ferramenta inovadora, ressaltando suas aplicações na educação e oportunidades para melhorar a interação entre professores e alunos.

 

“O ChatGPT é um modelo de IA capaz de gerar texto de forma coerente e contextual, após ser pré-treinado em uma vasta gama de dados textuais. É acessível através de uma multiplataforma, tanto de forma gratuita quanto paga”, explicou Dourado, destacando as oportunidades e desafios associados ao seu uso em ambiente educacional.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a psicóloga Yasmin Cheibub David abordou o tema “Imagem e Postura Profissional”. Durante sua apresentação, ela discutiu a importância da relação com o cliente, a influência da liderança na imagem da instituição e a relevância da empatia na formação de líderes.

 

“Vocês são a Fundação São João Batista. Não se esqueçam, são vocês que vendem a imagem da instituição. Além disso, como propagadores de conhecimento, devem possuir capacidade de liderança, seja formal ou informal: autoridade ou ascendência sobre os demais”, enfatizou Cheibub.

 

A psicóloga ressaltou a relevância da empatia na liderança, destacando que os educadores desempenham um papel crucial na criação de diálogos sobre emoções, sentimentos e autoconhecimento, contribuindo para um ambiente educacional seguro e saudável.

No dia 1º de fevereiro, ocorreram reuniões remotas entre os professores de diversos cursos de graduação, coordenadores e preceptoras do curso de Enfermagem, visando preparar o terreno para o início do Primeiro Semestre de 2024. Ao término de cada dia de treinamento, os coordenadores de curso se reuniram com os professores para discutir questões específicas relacionadas ao ensino-aprendizagem e outros tópicos pertinentes a cada curso.

 

A Capacitação Docente encerrou-se em 02 de fevereiro, com atividades remotas propostas anteriormente, reforçando o tema “Inovação Inteligente: Potencializando a Sala de Aula com o ChatGPT”. Professores e preceptoras do curso de Enfermagem encerraram a semana de treinamento com a certeza de um semestre promissor e repleto de aprendizados.

 

Com o encerramento bem-sucedido da Capacitação Docente, os profissionais da FAACZ estão preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que o ano de 2024 reserva, alinhados com os princípios de inovação, excelência acadêmica e compromisso com a educação de qualidade.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 06/02/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste