Professor da FAACZ apresenta portfólio de cursos de graduação à alunos da escola Monsenhor Guilherme Schmitz

Fotos: Divulgação

Alunos do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz, em Aracruz, participaram de uma conversa com o professor da FAACZ, Marcos Halasz. O bate-papo teve como objetivo levar aos estudantes um pouco das características das profissões representadas pelos cursos de graduação da FAACZ, além de apresentar a estrutura didática e física da Instituição de Ensino Superior.

 

O convite para a conversa com o docente da FAACZ foi um pedido dos alunos da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio e faz parte da proposta das disciplinas eletivas “Foca no ENEM” e “Laboratório de Escolhas”, ministradas, respectivamente, pelos professores Ângela Zanon, André Dantas, Lusiana Pelissari e Cátia Tonon, que têm como um dos objetivos ofertar aos estudantes o conhecimento sobre os cursos que podem fazer no município de Aracruz, sem precisar sair de casa. 

 

Durante o encontro, o prof. Marcos Halasz falou um pouco da história da Fundação São João Batista, mantenedora da faculdade, e das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), além de dados que colocam a faculdade entre o seleto grupo de grandes instituições de ensino do Espírito Santo.

 

Foram apresentados também pelo prof. Marcos o portfólio dos cursos de graduação, bem como os programas de bolsas de estudos ofertados pela faculdade, como o Nossa Bolsa e o Prouni, além do FIES e de outros financiamentos, como o Faça Acontecer do Sicoob.

 

Um dos pontos altos do encontro foi quando o professor Marcos apresentou o perfil do egresso, das diversas formações, além das possibilidades de mercado de trabalho na contemporaneidade, e, possíveis padrões de salários. 

“Em todas as séries do Ensino Médio, nas escolas de tempo integral, os estudantes têm essas disciplinas eletivas. Os alunos escolhem quais vão fazer. No caso dessas disciplinas aqui retratadas o foco seria ENEM, vestibulares, instituições que ofertam cursos em nosso município e quais os cursos ofertados. Priorizamos a FAACZ porque tem um conceito muito bom no MEC, além de ser da comunidade”, destacou a professora Ângela Zanon.

 

Ainda de acordo com Zanon: “É válido ressaltar que, a escola Monsenhor Guilherme Schmitz tem muito em comum com a FAACZ, semelhanças estas que vão além da história, alicerçada na figura do Monsenhor Guilherme Schmitz e no compromisso de uma Educação de Qualidade para o município de Aracruz”.

 

O professor Marcos Halasz ressalta que, “o momento da profissão sempre foi e será um divisor de águas na vida do cidadão. Nós, profissionais da Educação, temos a obrigação de dar subsídios para que estes jovens realizem a escolha com a maior tranquilidade possível e com informações que possam auxiliá-los”.

 

Para Joice Mantovani, aluna da 3ª Série da escola Monsenhor, o bate-papo com o prof. da FAACZ foi um momento enriquecedor.

 

“Ele falou sobre os cursos que a instituição oferece, inclusive aquele no qual tenho interesse, Psicologia. Achei interessante a possibilidade de poder estudar aqui, mesmo, em Aracruz. Hoje, temos uma variedade de cursos que não existiam até poucos anos atrás. A apresentação de detalhes sobre os cursos, possibilidades de salários, inserção no mercado de trabalho, tudo isso foi muito interessante para nós, alunos do Ensino Médio”, afirmou a estudante da escola estadual.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste