Curso de Enfermagem da FAACZ é reconhecido com nota máxima (5) pelo MEC e comprova excelência no ensino 

 

O curso superior em Enfermagem da FAACZ comemora a nota máxima (5) conquistada na avaliação in loco de reconhecimento do curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC), do dia 23 a 25 de novembro de 2022. Com esse resultado, o curso de Enfermagem da faculdade, localizada em Aracruz (ES), passa a figurar entre os melhores do Brasil e comprova excelência no ensino.  

 

A avaliação teve como base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), os relatórios de autoavaliação, as atas de Colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como as entrevistas com docentes, alunos e demais colaboradores da administração acadêmica, inclusive com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

 

De acordo com a diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, a cada dia que passa a FAACZ se consolida como uma das melhores instituições de ensino de Aracruz e região. O resultado conquistado pelo curso de Enfermagem na sua avaliação de reconhecimento demonstra o compromisso da faculdade pela excelência na educação que oferece aos seus alunos.

 

“Uma visita de curso depende de vários setores e profissionais. A nota máxima (cinco) que tivemos comprava que estamos indo no caminho certo, que o trabalho coletivo faz a diferença e a conquista que temos são para todos (alunos, professores, colaboradores e gestores). Afinal, nossa instituição conta com cada talento e tem muito orgulho de fazer educação. Agora, temos como desafio continuar o trabalho de oferecer à comunidade de Aracruz e região um ensino relevante e de qualidade, como tem sido a tradição da FAACZ há 33 anos”, destacou Recla.

 

Segundo o coordenador do curso, prof. João Carlos Arivabene, “o curso de Enfermagem da FAACZ atua de forma permanente para que a formação do futuro enfermeiro esteja pautada na qualificação técnico-científica e ética de tal maneira que os profissionais que aqui se formem, ao chegarem no mercado de trabalho, façam efetivamente a diferença e ajudem a mudar as áreas sociais, política e de saúde necessárias para possibilitar a população de Aracruz e das regiões vizinhas uma melhor qualidade de vida”, relatou.

 

Além disso, de acordo com Arivabene a conquista da nota máxima (5) pelo curso de Enfermagem só foi possível graças ao comprometimento coletivo, de alunos, professores, direção acadêmica e outros setores que compõem a estrutura da FAACZ, especialmente, da mantenedora da faculdade, a Fundação São João Batista (FSJB), na pessoa da presidente, Celi Cabral, que não mede esforços para ofertar um ensino, efetivamente, de qualidade e que faça a diferença na vida das pessoas.

 

O curso de Enfermagem da FAACZ possui uma infraestrutura completa com laboratórios modernos para a realização de aulas práticas e convênios, por exemplo, com a Prefeitura de Aracruz e o Hospital e Maternidade São Camilo, que contemplam a maior parte de atividades que são desenvolvidas pelos estudantes do curso de Enfermagem. Além disso, a faculdade ainda tem convênios, por meio de parcerias, com outros órgãos e instituições, públicas e privadas, que ajudam a formar profissional da saúde competente nos aspectos técnicos, políticos, humanísticos, e comprometido com a transformação da realidade social.

 

Fachada da FAACZ em Aracruz (ES). Foto: Alessandro Bitti

Primeira turma do curso de Enfermagem

 

A partir deste ano, a FAACZ irá conceder o grau de bacharel aos estudantes da primeira turma do curso de Enfermagem. Mas, ser enfermeiro, vem muito antes de receber o diploma, os universitários já têm o primeiro contato com a profissão desde o início do curso, e, vem se aprimorando no seu decorrer, especialmente, quando os estudantes de Enfermagem passam a desenvolver a prática dentro das Unidades de Saúde, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz e no Hospital e Maternidade São Camilo, por meio de convênios.

 

Por meio dos convênios firmados com a Prefeitura e o Hospital, os estudantes/estagiários exercem atividades de Atenção à Saúde. Elas incluem, por exemplo, aplicação de vacinas, orientações quanto a saúde, visitas domiciliares, planejamento das ações de saúde, educação para a saúde e outras, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde, uma vez que as Unidades Básicas de Saúde do município de Aracruz destinam todos os seus atendimentos ao SUS.

 

Na opinião do coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, é uma felicidade imensa estar ao lado de parceiros que acreditam na força da educação.

 

“Juntos, a FAACZ e seus parceiros, abraçaram a ideia de ter profissionais formados dentro do padrão de qualidade que entendemos que deve ser o SUS no Brasil, com profissionais humanizados. Por isso, agradeço aos nossos parceiros, por acreditarem na FAACZ. Tenho certeza que, a cada ano, iremos formar enfermeiros mais humanos e mais próximos dos pacientes”, destacou Arivabene.

 

O coordenador do curso de Enfermagem finalizou dizendo: “Nessa perspectiva, busca-se formar profissionais com nível de complexidade crescente, com competências e habilidades que os capacitem para atuar nas áreas do assistir/cuidar, gerenciar, educar e pesquisar nas áreas individuais e coletivas, contribuindo, significativamente, para sua inserção no mundo do trabalho”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 06/12/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste