Exame Papanicolau é tema de capacitação realizada por alunos do curso de Enfermagem da FAACZ

 

Fotos: Divulgação

Tendo como base a Educação Permanente em Saúde (EPS), que conceitua o trabalho realizado por diferentes profissionais, no Sistema Único de Saúde (SUS), como uma aprendizagem contínua e comprometida com o coletivo. E, enfatizando a parceria existente entre a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, e a FAACZ por meio do curso de Enfermagem, os alunos do 5º período abordaram “A importância do exame Papanicolau”, com as agentes comunitárias de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Guaxindiba, em Aracruz.

 

Na ocasião, os universitários deram orientações e falaram sobre a importância do exame preventivo de câncer de colo uterino. Mais conhecido como Papanicolau, o exame detecta diversas doenças como, por exemplo, o câncer do colo do útero. Além disso, os estudantes de Enfermagem ressaltaram que toda mulher deve sempre procurar um médico ginecologista ou o Posto de Saúde mais próximo para coleta de preventivo.

 

“A educação permanente é uma ação que deve acontecer durante todo o processo de trabalho das agentes comunitárias de saúde. Por isso, sugerimos a parceria com o curso de Enfermagem às enfermeiras da unidade, com objetivo de realizar essa ação uma vez ao mês. Dessa forma, a cada mês será abordado um tema de relevância para as agentes de saúde trabalharem com as famílias que elas atendem de forma domiciliar”, explicou a preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ, Sheila da Penha Moraes Santos.

 

As agentes comunitárias de saúde são responsáveis por acolher, ouvir, cuidar e responder as dúvidas de várias famílias, por isso, precisam estar bem informadas sobre vários tipos de doenças que podem atingir a população. Os próximos temas que serão trabalhados pelos universitários do curso de Enfermagem da FAACZ com as agentes comunitárias de saúde são hanseníase, tuberculose, pré-natal, dentre outros.

Para a enfermeira Estefânia Loureiro Miranda Sarcinelli, essa parceria junto aos acadêmicos tem sido de suma importância no processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde, pois muito tem a colaborar.

 

“Precisamos abordar alguns temas que são essenciais as agentes de saúde terem conhecimento para melhor abordarem e atender as famílias de forma domiciliar. Por exemplo, o exame Papanicolau é um exame importante e que pode evitar uma possível complicação ao paciente, como o câncer”, afirmou a enfermeira da UBS do Guaxindiba.

 

Segundo a agente comunitária de saúde, Marinete Bento Pereira, “este foi um momento importante, pois nos trouxe informações novas e atuais. Sem contar que, esclareceu as dúvidas que tínhamos, dando-nos assim maior segurança ao transmitir essas mesmas informações aos pacientes que atendemos em casa”, pontuou. O mesmo pensamento a respeito do encontro tem a agente comunitária de saúde, Leida de Oliveira Viana.

 

“Foi ótimo, pois, nos tirou muitas dúvidas e reforçou nosso conhecimento sobre o assunto. Afinal, os pacientes perguntam bastante durante as visitas em domicílio sobre o tempo da coleta, intervalo e quando se deve fazer o exame. Julgo ser muito importante esse tipo de capacitação para nós, profissionais de saúde”, frisou a servidora pública municipal, Leida.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste