Professor da FAACZ, Alexsandro Rúdio Broetto, conclui doutorado com nota máxima de A+ em Direito Constitucional

Prof. Alexsandro Broetto alcança excelência em sua tese sobre obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19. Fotos: Keren Hapuc

O professor Alexsandro Rúdio Broetto, que leciona nos cursos de Direito e Administração na FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), alcançou um marco significativo em sua jornada acadêmica ao concluir, com distinção máxima de A+, seu doutorado em Direito Constitucional. A defesa da tese, intitulada “Obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 à luz da eficácia horizontal dos direitos fundamentais para proteção do direito individual”, ocorreu em 5 de abril de 2024, na Instituição Toledo de Ensino (ITE), mantenedora do Centro Universitário de Bauru.

 

Com a orientação do Dr. Georghio Alessandro Tomelin, doutor em Direito do Estado e Filosofia, o trabalho de Broetto explora a complexa interseção entre a obrigatoriedade da vacinação e os direitos individuais, em especial, no contexto da pandemia de Covid-19. Em suas palavras, o professor Alexsandro ressaltou a relevância de investigar como o Estado, ao impor a vacinação, cumpre seu papel constitucional de garantir o direito à saúde de todos os cidadãos.

 

“Esse tema tem uma relevância tanto acadêmica quanto social, pois trabalha com a linha de pesquisa de como o Estado lhe obrigando a se vacinar cumpre seu papel (assumido constitucionalmente em 1988 – garantir o direito a saúde a todos seus cidadãos) constitucional. Lembrando que existe diferença entre obrigar e compulsoriedade”, frisou o professor Alexsandro.

A pesquisa científica é apontada pelo docente da FAACZ como fundamental para o desenvolvimento da carreira acadêmica. Ele enfatizou que o aprofundamento nessa área é alcançado por meio da pós-graduação stricto sensu, com a realização de mestrado e doutorado. Prof. Alexsandro expressou, também, o desejo de que sua jornada acadêmica inspire os estudantes da FAACZ a perseguirem a excelência educacional, ressaltando a oferta de cursos de pós-graduação de alta qualidade pela instituição.

 

“O doutoramento é sempre importante em todos os sentidos, porém, na vida acadêmica, ele traz a responsabilidade de você mudar ‘de fase’, no sentido de que você passa a não mais ser ‘somente’ um estudante, mas sim, passa a ser um doutrinador da área na qual você está inserido. Essa é a maior responsabilidade do doutor, utilizar seus anos de estudo em favor dos novos estudantes. Espero que minha história inspire os universitários da FAACZ a continuarem sua jornada de estudos. Afinal, os cursos de pós-graduação oferecidos pela faculdade são excelentes oportunidades para aprofundamento e qualificação profissional”, afirmou Broetto.

 

Horácio Ferreira, coordenador do curso de Direito da FAACZ, elogiou o trabalho de Broetto, enfatizando a dedicação do professor e sua contribuição para a excelência educacional da instituição. “Essa conquista não só é merecida, pela enorme dedicação do professor Alexsandro no brilhante desenvolvimento de sua pesquisa, como reforça os valores trazidos pela FAACZ, de promover sempre o ensino de melhor qualidade, construindo um corpo docente extremamente qualificado”, afirmou Ferreira.

A diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, parabenizou o prof. Alexsandro Broetto pela conquista e destacou o impacto positivo para a instituição. “As Faculdades Integradas de Aracruz parabenizam o prof. Alexsandro por sua dedicação e excelência, e temos a certeza de que seu sucesso contribuirá positivamente para o nosso corpo docente e para o avanço do ensino e pesquisa em nossa faculdade. A conquista de nosso docente representa não apenas um marco significativo em sua jornada acadêmica, mas também enriquece o prestígio e a qualidade de nossa instituição, a FAACZ”, declarou Recla.

 

Compuseram a banca examinadora do professor Alexsandro Rúdio Broetto, no dia 05 de abril de 2024, Dr. Luiz Nunes Pegoraro (pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos), Dr. Georghio Alessandro Tomelin (orientador do doutorado e doutor em Direito do Estado e em Filosofia), Dr. José Roberto Anselmo (pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos), Dr.ª Mariana Ribeiro Santiago (pós-doutora em Direito Civil) e Dr.ª Daniela Bucci (doutora e mestra em Direitos Humanos).

 

Ao final, foi anunciado o resultado afirmando que a banca havia atribuído a nota máxima de A+, com louvor, reconhecendo a excelência e o impacto da pesquisa do professor Alexsandro Broetto no campo do Direito Constitucional. Este notável feito não apenas ressalta o compromisso da FAACZ com a excelência acadêmica, mas também destaca o papel do professor Alexsandro Rúdio Broetto como um líder intelectual e um contribuinte significativo para o avanço do conhecimento jurídico.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/04/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste