Alunos de Enfermagem da FAACZ exploram tecnologias de informação na prática profissional durante aula virtual

Imagem: Divulgação

Os alunos dos 7º e 9º períodos de Enfermagem da FAACZ experimentaram uma aula virtual singular, centrada na discussão sobre as “Tecnologias de Informação na Prática Profissional do Enfermeiro”, no dia 11 de abril de 2024. Sob a orientação do professor Sandro Calefi, os estudantes mergulharam na dinâmica do “Prontuário Eletrônico” de um paciente, utilizando uma plataforma digital para organizar e armazenar dados clínicos.

 

Para o professor Sandro, a evolução dos sistemas de informatização na saúde está transformando significativamente o trabalho dos profissionais e melhorando a experiência dos pacientes. “Poder usufruir dessas tecnologias de prontuário permite dinamizar e monitorar a saúde dos usuários dos serviços com total sigilo e proteção de dados”, destacou o docente.

Além de facilitar as tomadas de decisão, o “Prontuário Eletrônico” do paciente oferece acesso ao histórico clínico completo, reduzindo retrabalhos e aumentando a resolutividade das necessidades dos pacientes, conforme explicado pelo professor Sandro. Com essa experiência, os acadêmicos de Enfermagem puderam compreender a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) de maneira informatizada, mesmo em um ambiente virtual.

Segundo o docente da FAACZ, a SAE é uma obrigação ético-legal do enfermeiro, por isso, precisa ser registrada e orientada para que o paciente consiga executar o plano terapêutico de cuidado em saúde norteado por este profissional. A simulação do manuseio do “Prontuário Eletrônico” permitiu que os alunos visualizassem na prática o processo de alimentação de dados em saúde e como essa plataforma facilita a análise de informações para definir a “Conduta de Enfermagem”.

 

“Observamos que a evolução na saúde vai além das tecnologias de curativos e medicamentos. Envolve também a informatização de dados compartilhados com segurança”, explicou Sandro. Na simulação, foi possível coletar o histórico de saúde de um paciente fictício, realizar a Avaliação Gerontológica Ampliada e elaborar um plano de cuidados, tudo devidamente registrado e certificado por meio de QR-Code.

Essas experiências não apenas marcam a trajetória dos acadêmicos de Enfermagem da FAACZ, mas também os motivam a se familiarizarem com a digitalização em saúde e com a Lei Geral de Proteção de Dados. A aula virtual demonstrou como a integração de tecnologia e prática clínica pode revolucionar a forma como a Enfermagem é exercida.

 

Diante da crescente importância das tecnologias de informação na prática profissional do enfermeiro, a FAACZ reafirma seu compromisso em oferecer uma formação atualizada e alinhada com as demandas do mercado de trabalho, preparando seus alunos para enfrentarem os desafios e aproveitarem as oportunidades oferecidas pela era digital na área da saúde.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                                 
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 02/05/2024

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