Universitários de Engenharia Mecânica realizam atividade prática de Estatística no Laboratório de Solos e Resistência dos Materiais

Fotos: Divulgação

Os estudantes dos 4º, 5º e 7º períodos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ tiveram uma experiência prática relevante no Laboratório de Solos e Resistência dos Materiais. Supervisionados pelo professor Patrik Borges do Nascimento Leal, responsável por ministrar a disciplina de “Estatística”, os universitários mergulharam em uma atividade que uniu teoria e prática, explorando medidas de centro e variação.

 

Aplicar os conhecimentos estatísticos adquiridos, pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica, em sala de aula para avaliar a uniformidade de blocos de pavimentação foi o objetivo da atividade. Para isso, os estudantes pesaram e tiraram medidas dos blocos, utilizando cálculos estatísticos para verificar sua consistência e uniformidade.

Para Rodrigo de Jesus Miranda, aluno do 5º período de Engenharia Mecânica, a experiência foi fundamental para conectar a teoria à prática: “Foi muito importante poder associar os conhecimentos adquiridos na sala de aula com uma situação real de Engenharia, podendo ver na prática a aplicação dos conceitos estatísticos, em que foi necessário usar o mesmo procedimento de resolução, que utilizamos em uma questão da prova escrita”, destacou.

 

O professor Patrik Leal ressaltou a importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. “As aulas de laboratório sempre são enriquecedoras em relação ao processo de ensino-aprendizagem, pois além de fazer uma relação dos conteúdos estudados com a profissão do engenheiro mecânico, essas aulas acabam por motivar os alunos a continuarem se dedicando ao longo das aulas teóricas”, enfatizou o docente.

Essa atividade prática não apenas permitiu aos alunos de Engenharia Mecânica aplicar seus conhecimentos em um contexto real, mas também os incentivou a compreender a importância da Estatística na Engenharia, preparando-os para desafios futuros em suas carreiras profissionais.

 

Com uma abordagem prática e orientada para a aplicação, a FAACZ demonstra seu compromisso em fornecer uma educação de qualidade e relevante para os futuros engenheiros mecânicos, evidenciando a importância da integração entre teoria e prática no processo educacional.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 03/05/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste