Inteligência Artificial e o Futuro das Profissões: Alunos do Ensino Médio debatem impactos e desafios com docente da FAACZ

Fotos: Alessandro Bitti

No último dia 20 de março, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) recebeu o prof. Dr. Harerton Dourado, coordenador de Educação a Distância (EaD) da FAACZ e dos cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Produção e Química), para uma discussão sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no futuro das profissões.

 

O bate-papo, realizado no miniauditório da instituição de ensino, contou com a participação dos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, juntamente com a presença da professora Lidimara Monteiro, responsável pelas disciplinas “Oficina de Redação” e “Linguagens Aplicadas”. O convite ao prof. Harerton foi feito pela professora Lidimara, que está trabalhando com os alunos o gênero “Debate”, buscando abordar temas atuais e relevantes para a sociedade.

Dourado apresentou conceitos fundamentais sobre Inteligência Artificial, incluindo sua evolução desde a década de 80 até os dias atuais, com a apresentação em vídeo de um depoimento de Steve Jobs que previu a tecnologia por trás da IA, embora não tenha tido a oportunidade de presenciar seu desenvolvimento, falecendo em 2011.

 

“Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite às máquinas realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como compreensão de linguagem, aprendizado e resolução de problemas”, explicou Dourado. Ele também destacou as oportunidades e desafios associados ao uso da IA no ambiente de trabalho, especialmente nos setores de Saúde, Finanças e Educação.

Dourado enfatizou que as habilidades necessárias para o futuro dominado pela IA incluem pensamento crítico, criatividade, empatia e inteligência emocional. Além disso, ele abordou questões relacionadas ao futuro da economia global com a IA, os desafios éticos e sociais associados ao seu uso e a importância de se preparar adequadamente para esse futuro tecnológico.

 

A professora Lidimara ressaltou a importância de debater temas atuais em sala de aula para promover o pensamento crítico, a comunicação eficaz e o engajamento cívico dos alunos. Após o bate-papo com o prof. Harerton, os estudantes do Ensino Médio foram incentivados a realizar pesquisas sobre questões específicas relacionadas ao tema, como o impacto da automação em diferentes setores, o potencial de criação ou perda de empregos e as habilidades necessárias para o mercado de trabalho futuro.

“É crucial abordar o impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho com alunos do Ensino Médio, pois eles estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho em um cenário em constante evolução tecnológica”, destacou a professora Lidimara. Ela enfatizou que compreender como a IA está moldando diversas indústrias e profissões permitirá que os estudantes se preparem de forma mais informada para os desafios e oportunidades futuras.

O debate sobre o futuro das profissões com a Inteligência Artificial não apenas fornece insights valiosos para os alunos do Ensino Médio do CEA, mas também os incentiva a desenvolver habilidades essenciais para se destacarem em um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado, com pensamento crítico, adaptabilidade e resolução de problemas complexos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 22/03/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste