Estudantes de Enfermagem participam de simulado de assistência ao paciente crítico

Fotos: Divulgação

Conciliar conteúdos teóricos com a prática na graduação é essencial para a formação acadêmica do futuro enfermeiro, pois é necessário experimentar os conhecimentos para saber como atuar profissionalmente, principalmente, em situações que se deve tomar decisões rápidas e precisas. Para isso, a FAACZ conta com aulas práticas para que o acadêmico do curso de Enfermagem possa aplicar os conceitos aprendidos nos livros didáticos em simulações de trabalho no mundo real.

 

“É nesses momentos que os alunos, sob a supervisão de professores, experimentam as responsabilidades que os agora acadêmicos e futuramente enfermeiros, têm. Sendo assim, conforme os alunos avançam no curso, outras experiências são incluídas, como simulações. Nesse momento, eles tiveram a oportunidade de vivenciar a situação simulada de assistência ao paciente crítico, e ao mesmo tempo, conhecer todo aparato de equipamentos e materiais que são utilizados nessa assistência”, explicou o professor João Carlos Arivabene, que também é coordenador do curso de Enfermagem.

 

De acordo com o professor João, “essas atividades do curso tornam as aulas muito mais dinâmicas, onde os alunos podem conquistar seu aprendizado de maneira progressiva e participativa. Logo, irão saber tudo sobre Enfermagem e ganhar a cada etapa a autonomia e autoconfiança necessárias para atuar profissionalmente. Afinal, é muito importante o contato dos alunos do curso de Enfermagem com as tecnologias que são disponibilizadas aos pacientes críticos”, ressaltou.

 

A simulação de assistência ao paciente crítico, Unidade/Box de UTI, aconteceu no último dia 10, foi orientada e supervisionada pelos professores do curso de Enfermagem, Alan Diniz Ferreira e Layla Mendonça Lirio. Acadêmicos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso de Enfermagem participaram da atividade prática.

 

Segundo o prof. Alan, “a intenção de fazer essa mostra de um leito de UTI simulado objetivou que os alunos conhecessem os equipamentos essenciais nas Unidades de Terapia Intensiva. Possibilitar esse contato ainda na graduação, desde os períodos iniciais, abre uma janela de oportunidades aos alunos da FAACZ, ajudando-os a começarem a pensar em qual área da Enfermagem mais se identificam. Para nós, enquanto professores, possibilitar esse contato é muito gratificante”, afirmou.

 

Ainda de acordo com o professor Alan: “A alta tecnologia e os equipamentos da UTI são pautas que deixam qualquer aluno de Enfermagem preocupado: Será que eu vou saber manusear todos esses equipamentos? O que eu preciso saber ao entrar numa UTI? São dúvidas bem comuns e com a “Mostra de UTI”, conseguimos diminuir um pouco dessa angústia e demonstrar um pouco do que temos disponível para o suporte de vida do paciente crítico”, pontuou o docente.

Para a prof.ª Layla Mendonça, oportunizar o contato dos alunos de graduação, antes do período de estágio, com equipamentos e tecnologias hospitalares é de extrema importância para que haja familiaridade e redução do medo e ansiedade que habitualmente ocorre em campo de estágio.

 

“Simular um Box de UTI, como fizemos na FAACZ, foi uma experiência positiva, pois transportou os alunos para mais próximo da prática da atuação com pacientes críticos, isso favorece o entendimento do conteúdo das disciplinas e cria um link com a realidade da prática profissional. Além disso, possibilita ao aluno conhecer, manusear e tirar dúvidas sobre uma das possibilidades de sua futura atuação profissional”, explicou a prof.ª Layla.

 

Saiba a opinião dos alunos de Enfermagem sobre a atividade

 

“Achei o simulado muito enriquecedor para a minha formação como enfermeira.  Ter tido a oportunidade de ver e ter contato com os aparelhos que compõem uma UTI como: desfibrilador, ventilador mecânico, bombas de infusão, monitor cardíaco, entre outros. Quando me formar e for para o campo de trabalho, vai ser muito válido ter participado do simulado, porque ao me deparar com estes tipos de aparelhos já vou ter um conhecimento básico de como manusear e a função de cada um deles, o que vai tornar mais fácil a minha vida profissional. Débora Soares Martins, 4º período.

 

“Ter tido essa experiência contribuiu muito para meu crescimento profissional, pois pude observar mais de perto e não apenas na teoria um pouco da realidade vivida em um bloco de UTI, e, a importância dos profissionais de saúde em prestar uma assistência adequada e de qualidade como nos é ensinado em todos os semestres para os pacientes que ali se encontram e precisam dos nossos cuidados. Ter atividades práticas como essa nos aproxima mais da realidade que vamos vivenciar daqui uns meses. Quero agradecer aos professores por ter nos dado essa oportunidade, pois naquele momento pude ter certeza de qual área quero seguir”. Alanna Coelho de Assis, 8º período.

 

“A atividade de simular um Box de UTI na faculdade foi de extrema importância para mim, pois não tinha noção de como realmente era. Me fez trazer as cenas de filmes para a realidade e entender como realmente acontece na prática. Achei muito legal a atitude dos professores de trazer isso para próximo de nós. Consegui tirar muitas dúvidas, entender o que é necessário e essencial para acolher o paciente nessa UTI e, principalmente, entender que o enfermeiro tem total importância e poder nessa área”. Cínthia Lozer Medeiros, 6º período.

 

“Ter essas atividades na faculdade é muito importante. Foi uma coisa bem dinâmica, onde saímos da rotina e pudemos ver na prática o trabalho do enfermeiro no Centro de UTI. Contribuindo para o nosso enriquecimento acadêmico, podendo até nos fazer pensar em trabalhar nessa área como futuros enfermeiros”. Alessandra de Jesus Belarmino, 2º período.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

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