2022: Professores da FAACZ começam ano letivo participando de Capacitação Docente

Fotos: Divulgação

O 1º Semestre Letivo de 2022 já começou para os docentes da FAACZ. No dia 31 de janeiro, os professores dos cursos de graduação e pós-graduação iniciaram uma Capacitação Docente. O treinamento aconteceu de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft e terminou na última sexta-feira, 11 de fevereiro. Ao todo, foram duas semanas de muito aprendizado e troca de experiências acadêmicas.

 

“Em um mundo cujas mudanças ocorrem muito rapidamente, faz-se necessário que os docentes estejam antenados às transformações no processo educativo. Para que nossos professores possam mediar com maestria o conhecimento, é necessária sua contínua atualização, e é aí que entra a Capacitação como uma ferramenta para transformar a qualidade do Ensino”, explicou o professor Marcos Halasz, coordenador de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação.

 

No dia 31 de janeiro, foi apresentado aos docentes o modelo das disciplinas de Extensão Interdisciplinar que iniciaram em 2020 e farão parte de todos os cursos de graduação da FAACZ nos próximos anos.

 

Durante o momento, o supervisor de Extensão da FAACZ, prof. Marcos Halasz e o presidente do Comitê de Extensão, prof. Arismar Manéia, além de apresentarem a dinâmica das aulas, apresentaram ainda os principais projetos desenvolvidos e finalizados, que fizeram parte da I Jornada de Extensão da FAACZ em 2021.

Já, no dia 01 de fevereiro, o coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ, professor Harerton Dourado, trabalhou com o Corpo Docente os principais conceitos associados aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) e disponibilizou um link com os Instrumentos de Avaliação Externa de Cursos de Graduação.

 

“Este foi um momento muito importante de estudo, onde nossos professores puderam ter acesso a informações de como podem, de maneira concreta, contribuírem para o crescimento do curso que fazem parte”, pontuou Harerton.

 

Nos dias 02, 03, 04 e 07 de fevereiro, foram realizadas reuniões específicas dos coordenadores dos cursos de graduação com seus docentes. Foram momentos de planejamento e detalhamento das ações, específicas dos cursos, que serão realizadas durante todo o 1º Semestre de 2022.  

 

Já, no último dia 08, a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e a coordenadora do Corpo Docente e Discente, prof.ª Mercedes Silvério, abordaram, um tema de importância indiscutível: “Ética e Postura Profissional Docente”.

Segundo a diretora da FAACZ, “este foi um momento onde muitas experiências de vida foram relatadas e, dentre os diversos pontos tratados ressalta-se que o perfil do docente não deve somente focar na detenção de conhecimentos técnicos de sua disciplina, por ser visto, muita das vezes, como referencial de conduta”, explicou Adriana.

 

No último dia 09, os professores Marcos Halasz e Harerton Dourado, conduziram um momento onde foi abordado a elaboração de Questões seguindo o padrão ENADE. Na ocasião, os professores da FAACZ passaram por um treinamento onde visualizaram as metodologias para elaboração de questões objetivas e discursivas e tiveram a oportunidade de treinarem, aplicando tais procedimentos na realidade de suas disciplinas.

 

Por fim, nos dias 10 e 11 de fevereiro, os docentes foram orientados para o planejamento de suas atividades, visando o início das aulas, sob a luz dos pontos abordados durante a Capacitação Docente. De acordo com o professor Hettore Sias, “a Capacitação foi e sempre será um instrumento de qualificação para nossos docentes, principalmente neste momento que estamos passando”, afirmou o coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste