2022: Sucesso é a palavra que define a edição deste ano da Jornada de Iniciação Científica e de Extensão da FAACZ

Fotos: Ariel Cerri

No último dia 10, aconteceram na FAACZ a 8ª edição da Jornada de Iniciação Científica (JIC) e a 2ª edição da Jornada de Extensão (JE). Ambos são eventos oficiais da faculdade e possibilitam a interdisciplinaridade, integração e interlocução entre os cursos de graduação, sendo desenvolvidos em paralelo as atividades de sala de aula. Participaram como avaliadores nas salas da Jornada de Iniciação Científica os professores, Daniel Tasaico, Marta Rossoni, Eduardo Bitti, Ronaldo Félix, Diego Crevelin e Wagner Carmo.

 

Durante os eventos, foram promovidas várias atividades acadêmico-científicas programadas pelos cursos de graduação da FAACZ, incluindo a apresentação de Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos universitários junto à sociedade de Aracruz e região. Participaram como avaliadores nas salas da Jornada de Extensão os professores, Harerton Dourado, Karina Fonseca, Carlos Renato Machado, Júlia Carvalho, Alex Bernardes e Izaque Vieira.

 

Segundo a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, esses eventos oficiais da faculdade são destinados a disseminação do conhecimento, propagação de resultado de pesquisas e extensão, assim como a socialização dessas informações entre os acadêmicos e docentes.

“A característica mais marcante desses eventos são, o incentivo e disseminação de pesquisas científicas e trabalhos realizados, por nossos alunos no âmbito acadêmico e junto à sociedade de Aracruz e região. Buscamos, com esses eventos, a integração e interação dos diferentes tipos de profissionais e áreas de conhecimento, com troca de experiências e discussões dos assuntos atuais ou que tenham algum aspecto voltado à inovação”, destacou Recla.

 

“Para entregar ao mercado um profissional tecnicamente capacitado, nosso trabalho vai além dos conteúdos estudados em sala de aula. Afinal, torna-se indispensável nos dias atuais desenvolver no aluno o gosto pela pesquisa. E, esses eventos são a oportunidade ímpar que nossos alunos têm para desenvolverem Ciência”, explicou o coordenador dos cursos de Engenharia, prof. Harerton Dourado.

 

A Jornada de Iniciação Científica da FAACZ teve trabalhos apresentados com temas voltados a escolha profissional de estudantes do Ensino Médio, violência contra pessoa LGBTQIA+, desafios da educação especial inclusiva no Brasil, condicionamento acústico do estúdio de gravação de vídeo da FAACZ, políticas indigenistas e seus reflexos na sociedade, dentre outros assuntos. Ao todo foram apresentados 21 trabalhos realizados pelos universitários de vários cursos de graduação.

 

O professor Marcos Halasz, coordenador do Programa de Iniciação Científica da FAACZ, ressaltou a importância das bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), que auxiliam os universitários no desenvolvimento de projetos.

 

“As bolsas oferecidas pela Fapes são importantes, pois suprem as despesas dos alunos dos vários cursos de graduação durante o desenvolvimento dos projetos, e é válido também ressaltar que o incentivo financeiro para compra dos materiais de pesquisa é fundamental para visualização e divulgação dos estudos teóricos e práticos realizados pelos universitários”, concluiu Halasz.

 

Já a Jornada de Extensão teve 31 trabalhos apresentados pelos estudantes dos diferentes períodos dos cursos de graduação da FAACZ. Os trabalhos tiveram como temas: Conscientização do manejo correto de resíduos, empresas que surgiram na pandemia, descarte consciente de perfuro cortantes, abraçando recordações no Recanto do Ancião, Festa da Colonização Italiana de Guaraná, dentre outros assuntos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 21/11/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste