Abertura do segundo semestre: FAACZ debate sobre a empregabilidade no pós-pandemia

 

“Empregabilidade no pós-pandemia da Covid-19” foi o tema que permeou a palestra de abertura das atividades letivas do 2ª Semestre de 2020 para todos os estudantes dos cursos de graduação da FAACZ. O evento foi aberto a todas as pessoas que manifestaram interesse pela temática e foi transmitido pela plataforma digital Teams da Microsoft na noite da última quarta-feira (05).

 

A diretora acadêmica, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli abriu o evento recepcionando os alunos, professores, coordenadores e demais convidados. A live foi conduzida pela psicóloga Brunella Tristão Simonelli, proprietária da Talento Assessoria e Gestão em Recursos Humanos Ltda que abordou diversos assuntos, dentre eles a questão da adaptação a essa nova realidade já denominada de “novo normal”.

 

Na ocasião, a psicóloga falou sobre a capacidade de adaptação das pessoas, como está a empregabilidade do trabalhador brasileiro, como a flexibilidade no ambiente de trabalho deve acontecer. Brunella também explicou o modelo mental Mindset, o que é resiliência e a nova forma de se trabalhar na era da indústria 4.0 por meio do home office.

Os professores, Me. Luiz Felipe Magnago Blulm e Me. Jussélio Rodrigues Ribeiro, foram os mediadores da atividade que contou com a participação de mais de 270 pessoas, entre alunos e professores dos cursos de graduação da FAACZ, além de profissionais de várias áreas do conhecimento da cidade de Aracruz e região.

 

Segundo o prof. Jussélio, “o ponto que gerou certa inquietação nos participantes foi a empregabilidade que quer dizer a nossa capacidade de obter e de nos manter empregados. Afinal, sabemos que são tempos de difíceis mudanças, adaptações e, acima de tudo, muita flexibilidade e inovação para enfrentarmos mais esse desafio”, ponderou.

 

Para Lindalva Silva Vieira Nascimento, aluna do curso de Administração, falar sobre a empregabilidade no momento de pandemia é algo muito importante para os estudantes que estão em fase de conclusão do curso. “Esse momento que vivemos fez surgirem muitas dúvidas e frustrações. Não sabemos ao certo o futuro profissional que iremos encontrar no mercado de trabalho. Com essa palestra aprendemos que as exigências crescem. As pressões aumentam, mas é preciso adaptação e resistência”, ressaltou.

 

Nara Rúbia Soares Rodrigues Rezende também é aluna do curso de Administração da FAACZ e afirmou: “A pandemia acelerou o processo de transformação digital dos negócios. Acredito que após estas mudanças que já vem ocorrendo no mercado de trabalho, exista a necessidade de nós reinventarmos. Mais do que nunca precisamos nos adaptar com agilidade a estes novos processos”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste