Alunos e professor do curso de Direito participam do 1º Seminário Colatinense de Criminologia Abolicionista

Foto: Divulgação

 

Os estudantes, Thais Maria Rocha Vizioli (4º Período) e Fabricio Caniçali Devens (10º Período), do curso de Direito da FAACZ e o professor Fábio Vargas Adami participaram do 1º Seminário Colatinense de Criminologia Abolicionista realizado pela Faculdade Castelo Branco (FCB), em Colatina. O prof. Fábio participou do evento como convidado do coordenador do curso de Direito da FCB, prof. Ricardo Tadeu Penitente Genelhú.

 

Durante o seminário, foram abordadas questões polêmicas como “Por que estudar Direito Penal, hoje?”, pelo doutor em Criminologia e prof. da USP, Maurício Stegemann Dieter, e, “Drogas: o trilema do proibicionismo  e a saída de emergência”, pelo professor emérito de Criminologia, Sebastian Scheerer, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Na ocasião, também aconteceu o lançamento do livro “Manifesto para abolir as prisões”, escrito em coautoria por Ricardo Genelhú e Sebastian Scheerer.

 

O prof. Maurício questionou a quantidade de tipos penais previstos no ordenamento jurídico brasileiro, correlacionando-os às possibilidades de penas privativas de liberdade, além de questionar as interpretações equivocadas dos tribunais brasileiros. Já o professor homenageado da noite, Sebastian Scheerer, questionou os problemas causados pela criminalização das drogas, fundamentada em leis, ultrapassadas, pois foram criadas em tempos remotos, com contextos social e político diversos da atualidade.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste