Capacitação docente promovida pela FAACZ aborda “A Relação do Professor-Aluno na Atualidade”

Foto: Alessandro Bitti

 

Na última segunda-feira (30/07), à noite, os professores e coordenadores de curso da FAACZ participaram de mais uma capacitação docente promovida pela faculdade. “A Relação do Professor-Aluno na Atualidade” foi o tema da formação ministrada pela psicóloga e mestre em Administração, prof.ª Brunella Tristão Simonelli, que explicou as diferenças existentes entre as gerações X, Y e Z que chegam ao ensino superior, as fontes de conflitos dessa diversidade cultural e social, os mitos existentes na relação professor e aluno, bem como apresentou exemplos do dia a dia do universo acadêmico vivenciado por vários docentes em todo o Brasil.

 

“A capacitação docente é sempre um momento muito importante para nós, professores da FAACZ. Ao mesmo tempo em que nos dá a oportunidade de repensar nossas práticas docentes, nos permite compartilhar conhecimentos e experiências. Entendo que nessa relação professor e aluno não há uma receita pronta e o melhor é sempre evitar o primeiro conflito. Entender o perfil do nosso aluno, dar a ele a oportunidade de expressar é um bom ponto de partida para a boa prática da abordagem do problema. Além disso, ficou claro o poder do “não”, mas um “não” de forma explicada para que fique claro para o aluno que ele também faz parte da solução do problema”, salientou o professor e coordenador de estágio internacional, Jussélio Rodrigues Ribeiro.

 

Para a professora Marta Rossoni a FAACZ e sua mantenedora, a Fundação São João Batista, estão de parabéns pela iniciativa de trazer um profissional de alto gabarito para abordar um tema tão delicado: “Sabemos das adversidades que existem, quando se trata do relacionamento interpessoal e, em especial, o relacionamento professor-aluno.  Entendemos que o professor possui maior condição, ou deveria possuir, tanto condição emocional técnica e humana (pelas suas questões vivenciais) de ser mais seguro e potencializar uma relação saudável com seus alunos.  Parabéns a instituição que se preocupou com essa temática e a Brunella no seu profissionalismo enfático de lidar com uma questão tão sensível”.

 

Antes da capacitação, os docentes foram recepcionados pela diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli que pontuou alguns desafios para o 2º Semestre letivo do ano: “O nosso desafio neste semestre é melhorar a nossa prática docente, bem como o nosso relacionamento interpessoal. Tenho certeza que cada um de vocês são professores fascinantes para seus alunos e sabemos que todos nós gostamos de ser bem tratados, em especial o aluno”.

 

Adriana também falou sobre os novos cursos superiores da FAACZ: Gestão de Recursos Humanos e Logística, que estão com Processo Seletivo aberto e com provas agendadas até a próxima sexta-feira, 03 de agosto, dentre outros assuntos. A diretora da FAACZ ainda explicou sobre a importância da publicação de artigos produzidos por docentes e discentes em e-books e revistas eletrônicas e sobre as provas do ENADE.

 

Em seguida, o professor Robson Moro Aioffi e o coordenador de ensino da FAACZ, prof. Marcos Roberto Teixeira Halasz falaram sobre a reformulação do Moodle e da importância de seu uso e da biblioteca virtual, assim como, orientaram os docentes a utilizarem a sala virtual de professores e do retorno aos questionamentos dos alunos, o mais rápido possível, de preferência dentro de 24 horas após o recebimento do questionamento via e-mail ou mensagem de texto enviada pelo Moodle.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...