Extensão Interdisciplinar: Universitários assistem palestras com empreendedores de Aracruz e região

Prof. Marcelo explicou durante o encontro com os universitários como surgiu a ideia de empreender. Foto: Divulgação.

Como parte das atividades da disciplina de “Extensão Interdisciplinar III”, os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Administração e Ciências Contábeis da FAACZ assistiram palestras com empreendedores de Aracruz e região. Foram palestrantes convidados, a empresária, engenheira mecânica e ex-aluna da FAACZ, Luana Borchardt Salla e o empresário, professor e engenheiro químico, Marcelo Guilherme Guida Mazza.

 

O prof. Dr. Harerton Dourado, responsável pela disciplina, explicou: “Uma vez que o tema a ser trabalhado em 2022 é desenvolvimento econômico e social, resolvemos enfatizar o empreendedorismo como instrumento de desenvolvimento da comunidade”. O primeiro encontro, foi com a ex-aluna da FAACZ, Luana Salla, que contou como sua carreira evoluiu de funcionária de uma grande empresa – com muitas possibilidades de crescimento – para a de empresária no Setor de Organização Pessoal.

 

Na ocasião, Luana explicou os desafios que enfrentou, os erros e acertos, e enfatizou como a formação acadêmica, somada à experiência de trabalho e aos cursos que frequentou, posteriormente, foram fundamentais no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para montar uma empresa.

 

O segundo encontro, foi com o professor Marcelo Mazza, que já atuou na FAACZ, sendo um dos fundadores do curso de Engenharia Química da faculdade. Atualmente, ele possui uma escola de ensino de idiomas. Durante o bate-papo, Mazza explicou que a ideia de empreender nessa área se originou de um curso de Extensão ofertado aos alunos de Engenharia Química da FAACZ.

 

Na época, ele percebeu que havia uma deficiência no conhecimento da Língua Inglesa por parte dos alunos e, uma vez que esse idioma seria fundamental para a vida profissional dos futuros egressos, montou um curso para os universitários. Foi aí que ele percebeu a possibilidade de expandir sua atuação no ensino de idiomas.

 

Ao longo do bate-papo, Marcelo compartilhou com os universitários da FAACZ o processo de criação da sua escola de idiomas e, especialmente, os desafios enfrentados durante a pandemia. No encerramento do encontro, cada grupo de estudantes compartilhou suas ideias para o Projeto de Extensão que será desenvolvido este ano e o prof. Mazza ofereceu ideias para o desenvolvimento de cada projeto.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste