FAACZ realiza Semana do Meio Ambiente com diversidade de atividades

Foto: Divulgação

 

Para marcar a Semana do Meio Ambiente e no intuito de ampliar as discussões em torno das questões ambientais, a FAACZ promoveu diversas atividades entre os dias 04 e 08 de junho. “Arborização Urbana e Conforto Térmico” foi o tema da palestra de abertura ministrada pela engenheira florestal, Marcilene Favalessa, no auditório da faculdade para os estudantes dos cursos de Engenharias (Civil, de Produção, Mecânica e Química), Pedagogia e Administração.

 

A engenheira florestal falou sobre os benefícios e desafios da arborização urbana, destacando o que acontece no município de Aracruz. Em sua fala evidenciou a importância do conhecimento sobre o plantio de espécies adequadas, bem como as normas locais relacionadas a poda e corte das árvores. Após a palestra, os universitários tiveram a oportunidade de conhecer as Cartilhas Ambientais produzidas pelos estudantes de Pedagogia, que abordam diversos temas com o objetivo principal de Educação Ambiental.

 

Na quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, os estudantes de graduação da FAACZ apresentaram trabalhos desenvolvidos na faculdade que estão relacionados com o Meio Ambiente na 1ª Ecoara – a Feira Aracruzense da Ecologia – realizada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com o tema “Escolhas conscientes: o futuro está no presente”, o evento despertou a atenção de quem passou pela Praça Monsenhor Guilherme Schmitz para questões ambientais.

 

Durante a Ecoara, os alunos de Engenharia Química apresentaram os resultados de trabalhos desenvolvidos na Iniciação Científica da FAACZ, que tratam do reaproveitamento de resíduos sólidos para o tratamento de água e efluentes líquidos. Além disso, os alunos de Pedagogia, Administração e Direito fizeram a exposição das Cartilhas Ambientais.

 

Encerrando as ações da Semana do Meio Ambiente, professores do Comitê de Extensão e estudantes do curso de Direito da FAACZ realizaram no sábado (08/06), em frente ao Banco do Brasil ações de sensibilização ambiental e distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação faz parte do projeto “Consciência Ambiental: Vamos praticar?”, que foi premiado em 2014 no Sinepe em Ação. O projeto ficou em 2º lugar na categoria Educação Superior.

 

Saiba a opinião dos alunos da FAACZ 

 

“No mundo industrializado que vivemos são muitas as matérias-primas para a criação de um novo produto para o mercado consumidor. A Semana do Meio Ambiente vem com a finalidade de informar a população de Aracruz e região sobre o descarte correto de lixos que jogamos em locais inapropriados. Daí a importância de sensibilizar jovens e crianças para evitarmos a poluição de nossa Fauna e Flora”. Gabriel Coutinho Rosa, aluno do 1º Ciclo/Módulo I de Pedagogia.

 

“A palestra e todo trabalho feito na Semana do Meio Ambiente foi de grande aprendizado, pois aprimoramos alguns conhecimentos já adquiridos durante a nossa trajetória de vida. Na minha opinião, o principal objetivo foi alcançado: Conscientização e respeito diante do Meio Ambiente, tendo como principal grupo focal: jovens e crianças”. Rodrigo Correa de Jesus, estudante do 1º Ciclo/Módulo I de Pedagogia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste


Informamos que a data para rematrícula foi adiada. Informaremos uma nova data em breve.

Holler Box