Veteranos da FAACZ começam ano letivo com aulas remotas

Devido a pandemia aulas na FAACZ começam de forma remota. Imagem: Divulgação.

Os estudantes veteranos dos cursos de graduação da FAACZ começaram o ano letivo com aulas remotas e capacitações sobre o Protocolo de Biossegurança adotado pela faculdade e, no último dia 22, começaram as aulas presenciais. Cada curso preparou um momento de boas-vindas aos alunos e professores no 1º Semestre de 2021.

 

O curso de Pedagogia priorizou entre outras ações a capacitação de alunos e professores. O treinamento dos docentes foi intenso e voltado para um processo de aprendizagem condizente com as necessárias mudanças que a realidade atual impõe. Os estudantes também foram igualmente recepcionados pela coordenadora do curso, professora Mercedes Silverio Gómez.

 

Segundo o professor Arismar Manéia, o início deste semestre nos traz um desafio grandioso. “Ainda estamos em pandemia, porém sentimo-nos orientados a enfrentar este momento, após um ano afastados temos muitas expectativas, porém muita força de vontade de estarmos com nossos alunos”, afirmou o docente. 

 

Miriam Barreira dos Santos é aluna do curso de Pedagogia e acredita que 2021 vem cheio de esperança. “Tendo o contexto da pandemia que transformou a nossa realidade tivemos uma semana de capacitação. Discutimos o retorno das aulas presenciais, e a relevância do protocolo de segurança em virtude da saúde, nesse momento em que a saúde de cada um, se torna a vida de todos”, pontuou a universitária. 

 

Já para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito o início do ano letivo foi marcado por uma conversa do coordenador dos cursos, prof. Hettore Sias, com os alunos e professores. Na ocasião, os temas debatidos foram a retomada das aulas presenciais, Iniciação Científica e Estágio Supervisionado, projetos dos cursos e colaboração mútua.

 

O curso de Enfermagem iniciou o ano de 2021 com uma conversa do coordenador prof. João Carlos Arivabene com os alunos sobre as conquistas, desafios e necessidades vivenciadas no processo da pandemia, dentre outros assuntos. Os estudantes participaram da capacitação sobre o Protocolo de Biossegurança de retorno às aulas presenciais. Além disso, os alunos e professores do curso foram acolhidos na live “Diversidade Sexual e de Gênero” promovida pelo curso de Psicologia.

 

Já o início do novo semestre letivo no curso de Engenharia Mecânica foi marcado por uma conversa do coordenador, professor Harerton Dourado, com os universitários. Temas como Iniciação Científica e Estágio Supervisionado foram abordados, assim como o preparo para o retorno às atividades presenciais. O coordenador aproveitou o momento para elogiar a dedicação de todos os que não mediram esforços para continuar acompanhando as aulas durante o ano de 2020, em especial, aos estudantes que ingressaram no curso e logo foram surpreendidos pela pandemia.

 

O curso de Psicologia preparou variados momentos de interação entre alunos, professores, coordenação e profissionais da área para marcar o início do semestre. Tendo como foco o acolhimento dos veteranos e dos docentes e também o debate de temas atuais e importantes para a formação em Psicologia, a primeira semana de aulas foi guiada por momentos de informação, bem como, por conversa com psicólogos sobre a diversidade humana.

 

Estudantes e professores do curso de Psicologia tiveram a oportunidade de conversar com o psicólogo, pós-doutor em Psicologia pela UFES e diretor do IFES Campus Vila Velha, professor Diemerson Saquetto sobre “Psicologia e Religião: conflitos em tempo de intolerância”. Na ocasião, o professor e coordenador do curso de Enfermagem, João Carlos Arivabene, também apresentou o protocolo de retomada das atividades presenciais da FAACZ.

 

Na primeira semana de aula, os alunos do curso de Psicologia ainda tiveram um momento de conversa com a coordenadora Karina de Andrade Fonseca e a professora Flávia Marchiori, acerca do início do ciclo de estágios básicos em Psicologia. Na ocasião, foram retornadas à temática da diversidade em diálogo com a psicóloga Julia Pires, conselheira do CRP 16 e subgerente de saúde mental do município de Guarapari sobre “Diversidade Sexual e de Gênero”.

 

Para Maria Eduarda Marins Pereira, aluna do curso de Psicologia a primeira semana de aula foi de muita reflexão e aprendizado. “Compreendi ainda mais o quanto a Psicologia zela pela integridade e dignidade do sujeito e quão importante é que a causa do outro também seja a nossa. Tenho esperança de que será um ano de mais aprendizado e troca. 2020 foi um ano que nos pegou de surpresa e causou danos, entretanto, podemos tirar diversos ensinamentos. Fico empolgada em saber que aos poucos as coisas estão melhorando. Cabe agora a nós, alunos, seguirmos à risca tudo que está sendo pedido pela faculdade”, afirmou a universitária.

 

De acordo com a professora Lorena Santos Ricardo, a primeira semana de 2021, no curso de Psicologia, foi marcada por um aprendizado tão rico, que ultrapassa questões acadêmicas e profissionais. “Voltado para o respeito, empatia e sensibilidade. O protocolo apresentado, para retomada das aulas presenciais, evidenciou todo o trabalho e cuidado investido para a elaboração dele. Trouxe a sensação de segurança e, mais do que isso, a esperança de um semestre mais proveitoso, em todos os sentidos. E estamos prontos para isso”, ressaltou a docente.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste