Veteranos da FAACZ começam as aulas com atividades integradoras e momento musical

Fotos: Alessandro Bitti

As aulas presenciais para os veteranos dos cursos de graduação da FAACZ iniciaram-se no último dia 05, com uma recepção marcada por um momento musical e atividades integradoras. A faculdade organizou, na tenda localizada no pátio principal, um evento protagonizado por Bernardo Caliman (Instagram Oficial @bernardocaliman), aluno do 5º Ano “A” do Centro Educacional de Aracruz (CEA) e participante do The Voice Kids 2023 da Rede Globo.

 

Bernardo, acompanhado de seu pai, Bruno Caliman, no violão, encantou a plateia com sucessos do sertanejo universitário e da MPB, enquanto sua mãe, Ludmila Morais, prestigiava na plateia. Além da apresentação musical, os coordenadores, professores e gestores da instituição de ensino estiveram presentes para recepcionar os universitários no novo ano letivo.

 

Entre os presentes estavam a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral, a diretora acadêmica, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, o diretor executivo da FSJB, prof. Mériton Soares da Silva e o diretor comercial da FSJB, prof. Wellington Lozer Giacomin.

Após o momento musical, os universitários foram direcionados para seus respectivos prédios e salas de aula, onde tiveram a oportunidade de se encontrar com seus professores e coordenadores de curso. Cada coordenador organizou atividades específicas para dar as boas-vindas aos estudantes e marcar o início do ano letivo de 2024.

 

Para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, foram realizadas dinâmicas de grupo visando valorizar o ser humano e trabalhar questões motivacionais. O coordenador dos cursos, prof. Robson Moro Aioffi, e os docentes participaram ativamente dessas atividades.

 

Já os alunos do curso de Psicologia foram envolvidos em atividades integradas, promovendo interação entre as turmas. As professoras, Júlia Carvalho dos Santos e Danielle Guss Andrade, conduziram uma rodada de apresentações, explorando o significado da Psicologia para os estudantes dos 3º e 5º períodos a partir da seguinte provocação: “Qual o sentido a Psicologia tem feito para mim?”.

Os estudantes dos 7º e 9º períodos do curso de Psicologia também participaram de um momento conduzido pelas professoras, Marta Rossoni e Jallana Rios Matos, com o intuito de identificarem as potencialidades e desenvolvimento proporcionado pelo percurso formativo em Psicologia.

 

Para os veteranos de Enfermagem, o prof. Marcos Halasz passou orientações gerais sobre o curso. As preceptoras, Sheila da Penha Moraes Santos, Sabrina Maria Batista do Nascimento e Elisangela Rodrigues Pereira conversaram sobre o estágio com os universitários, marcando a primeira reunião de alinhamento, que aconteceu no último dia, 07 de fevereiro.

 

Logo depois, os professores Alan Diniz Ferreira, Layla Mendonça Lírio e Lanna Clicia Carrijo realizaram uma roda de conversa sobre “Inovação e pesquisa em saúde: Da teoria à prática”.  Durante o bate-papo, os acadêmicos de Enfermagem foram instigados pelos docentes da FAACZ a pensarem na importância da pesquisa em saúde, bem como a entenderem o que é uma inovação em saúde e sua relação com a pesquisa.

A Engenharia Mecânica teve dois momentos especiais, com o coordenador dos cursos de Engenharia, prof. Harerton Dourado, apresentando as atividades planejadas para o semestre e o prof. Hipólito José da Silva Gonçalves Meira ministrando a aula inaugural, incentivando os alunos a estabelecerem metas e como estruturá-las para atingir um objetivo.

 

Esse momento teve como foco estimular os alunos do curso de Engenharia Mecânica a aplicarem essa técnica em qualquer contexto da vida profissional e pessoal. No dia 06 de fevereiro, o prof. Marcos Halasz também discutiu com os universitários sobre a atuação do engenheiro como perito, uma área que apresenta muitos desafios e oportunidades e que nem sempre é percebida como uma alternativa pelos profissionais de Engenharia.

 

O curso de Direito promoveu uma atividade instigante para os veteranos do 9º período, conduzida pelo professor Alexsandro Broetto, que discutiram e defenderam casos concretos baseados no livro “Justiça: o que é fazer a coisa certa” de Michael Sandel, professor de Direito e Filosofia da Universidade de Harvard. A atividade proporcionou nos universitários reflexões sobre individualismo, coletivismo e Direito Ambiental.

 

Com atividades diversificadas e momentos marcantes, a FAACZ deu início a mais um ano letivo, promovendo não apenas o aprendizado universitário, mas também o desenvolvimento pessoal e a integração entre os estudantes. Com um início animador, a FAACZ dá as boas-vindas aos veteranos e promete um 2024 repleto de aprendizado e crescimento acadêmico.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 09/02/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste