2021: NOAPS retoma atendimentos de orientação e apoio psicopedagógico à alunos e professores

Mais de 200 pessoas, entre professores e estudantes dos cursos de graduação da FAACZ participaram da reunião realizada, no último dia 14, com a professora e psicóloga Karina de Andrade Fonseca sobre a retomada em 2021 dos atendimentos do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS).

 

Em sua fala de abertura a diretora acadêmica, professora Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, explicou que a partir deste ano a prof.ª Karina assumirá as atividades do NOAPS e disse que tudo que move os projetos da FAACZ é a oferta de ensino de qualidade e de preocupação com a formação humana, acolhendo o aluno em seus desafios e buscando apoiá-lo e orientá-lo.

 

“O NOAPS, mais do que nunca, representa para o alunado um refúgio, um momento de escuta, uma possibilidade que a instituição oferece para que os estudantes possam, se desejarem e necessitarem, procurarem esse serviço que representa um local de acolhimento para docentes e discentes”, ressaltou Adriana.

 

Para apresentar o NOAPS, a professora Karina, contextualizou o momento que estamos vivenciando de pandemia e os impactos na Saúde Mental e nos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, debateu sobre a temática do evento de relançamento do NOAPS – “Ninguém solta a mão de ninguém – Educação Acolhedora em Tempos de Pandemia”.

 

Fotos: Divulgação

“A frase que dá o tom do evento nos diz sobre os princípios do NOAPS – empatia, apoio e união e cooperação”, explicou a professora e psicóloga responsável pelo Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico da FAACZ.

 

Para conhecer o NOAPS, saber como o atendimento é realizado e como pode ser atendido por esse serviço, alunos e professores dos cursos de graduação devem acessar no site da faculdade o link do NOAPS (http://www.faacz.com.br/portal/noaps/).

 

Segundo a coordenadora do corpo docente e discente, prof.ª Mercedes Silverio Gómez, o serviço de orientação e apoio psicopedagógico é um elemento importante na aprendizagem dos alunos e de forma muito especial no desenvolvimento da autoaprendizagem. 

 

“Nas condições atuais da pandemia incrementa-se sua relevância. Conhecer os serviços do NOAPS na faculdade traz tranquilidade para aqueles alunos que enfrentando algumas dificuldades no seu desempenho, precisam de ajuda para se adequar às exigências e especificidades do Ensino Superior”, afirmou Mercedes.

 

Ainda de acordo com a coordenadora do corpo docente e discente: “Oferecer atenção também aos docentes constitui-se em mais um recurso ótimo a ser disponibilizado aos professores e gestores, pois as condições atuais do trabalho docente resultam em elementos altamente estressantes. O NOAPS é um apoio necessário na gestão da formação profissional e pessoal dos alunos”, pontuou. 

 

Para Sofia Moreira de Sousa Rosa, estudante do 1º período de Psicologia, a FAACZ oferecer um serviço de apoio psicopedagógico aos seus alunos e professores é algo superinteressante. “A forma como as informações foram passadas, facilitaram bastante na compreensão de todo o processo de como ter acesso aos atendimentos disponíveis”, afirmou a universitária.

 

“Como estudante de Psicologia, percebo a extrema importância que esse tipo de serviço possui nos mais diferentes âmbitos da vida dos alunos e professores. Como havia sido explicado: esse método não é recente, mas sua existência contribui bastante para o desempenho acadêmico de todos os envolvidos”, ressaltou Sofia, aluna de Psicologia da FAACZ.

 

Dia Mundial da Saúde

 

Durante o encontro, o professor Sandro Calefi conversou com os presentes sobre a importância dos cuidados em saúde e, especialmente, do autocuidado, uma vez que no dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

 

Na ocasião, o docente da FAACZ destacou os sete princípios do autocuidado preconizados pela Organização Mundial da Saúde: Informe-se sobre saúde; conheça a si mesmo; pratique uma atividade física; tenha uma alimentação saudável; evite riscos para saúde; tenha bons hábitos de higiene; use produtos de saúde de forma responsável.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste