Acadêmicos de Enfermagem da FAACZ promovem conscientização sobre câncer no Centro de Hemodiálise de Aracruz

Fotos: Divulgação

Durante os meses de outubro e novembro, os alunos dos 8º e 10º períodos do curso de Enfermagem da FAACZ dedicaram seu tempo e conhecimento para promover a conscientização e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, colo do útero e próstata. As ações ocorreram no Centro de Hemodiálise do Hospital São Camilo de Aracruz, atendendo não apenas os pacientes locais, mas também aqueles provenientes das cidades vizinhas de Ibiraçu, João Neiva e Fundão.

 

A ação incluiu visita técnica e uma série de palestras, proporcionando informações valiosas sobre prevenção e diagnóstico precoce. A programação foi organizada de forma a contemplar todos os pacientes atendidos no Centro de Hemodiálise, que são provenientes de diversas localidades, destacando a importância da ampliação do conhecimento sobre a prevenção de doenças como o câncer de mama, colo do útero e próstata.

 

O Centro de Hemodiálise, pioneiro no Espírito Santo com gestão municipal no modelo 100% SUS, é administrado pela Fundação Hospital Maternidade São Camilo (FHMSC), sob a fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Saúde (SEMSA) da Prefeitura de Aracruz para atendimento ao portador de Doença Renal Crônica (DRC) e Doença Renal Aguda (DRA).

Com 15 cadeiras de hemodiálise, a unidade realiza até 1.008 atendimentos mensais, proporcionando atendimento de alta qualidade com uma equipe dedicada de médicos nefrologistas, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, nutricionista, psicóloga e assistente social. A parceria entre a FAACZ e o Hospital São Camilo visa fortalecer a integração entre a instituição de ensino superior e a comunidade de Aracruz e regiões circunvizinhas.

 

A iniciativa começou com uma visita técnica guiada pela enfermeira Thais Silva Miranda, proporcionando aos estudantes da FAACZ a oportunidade de observar uma Sessão de Hemodiálise e compreender o cotidiano do profissional enfermeiro no ambiente hospitalar. Em seguida, os acadêmicos apresentaram informações cruciais sobre a conscientização do câncer de mama, integrando o movimento “Outubro Rosa”, e do câncer de próstata, associado ao “Novembro Azul”, momentos que contaram com a presença das preceptoras Elisangela Pereira Rodrigues e Sabrina Maria Batista do Nascimento.

Thiffany Maria Oliveira Siqueira, graduanda do 10º período de Enfermagem, destaca a receptividade tanto da equipe do Centro de Hemodiálise quanto dos pacientes: “Mesmo cansados por causa da hemodiálise, eles participaram fazendo perguntas e contando um pouco de suas próprias vivências em relação ao assunto, tornando, assim, a ocasião mais como uma roda de conversa”.

 

A enfermeira coordenadora do Centro de Hemodiálise, Dayane Ferreira, destacou a importância da iniciativa para conscientizar os pacientes, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Ela elogiou a contribuição dos alunos da FAACZ, que forneceram palestras educativas de prevenção da doença.

“Iniciamos o mês de outubro com a campanha do ‘Outubro Rosa’ e finalizamos com o ‘Novembro Azul’, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. Para essa ação, contamos com a ilustre presença dos alunos do curso de graduação de Enfermagem da FAACZ, que nos apoiaram com palestras educativas de prevenção da doença para nossos pacientes”, destacou Dayane sobre a importância da ação.

 

As preceptoras Sabrina Maria Batista do Nascimento e Elisangela Rodrigues Pereira destacaram o papel fundamental desempenhado pelos acadêmicos na disseminação de informações sobre a prevenção do câncer de mama e próstata. Além disso, enfatizaram a contribuição da ação para fortalecer a relação entre a FAACZ e o Hospital São Camilo no campo de estágio.

“Os acadêmicos desempenharam um papel fundamental ao disseminar informações sobre o câncer de mama e câncer de próstata, promovendo a conscientização para a prevenção e incentivando a participação em exames preventivos”, frisou a preceptora Sabrina.

 

A preceptora Elisangela afirmou: “Ações como esta, além do caráter informativo que possuem, contribuem também para mostrar aos acadêmicos mais um campo de atuação do enfermeiro, bem como mostrar a sua importância. Além de fortalecer a relação com a Fundação Hospital Maternidade São Camilo, que tão bem nos acolhe no campo de estágio”.

 

Essa iniciativa não apenas impactou positivamente os pacientes do Centro de Hemodiálise de Aracruz, proporcionando conhecimento essencial, mas também reforçou a importância da interação entre a faculdade e a comunidade na promoção da saúde. O comprometimento dos estudantes da FAACZ e a colaboração com o Hospital São Camilo continuam a ser pilares fundamentais para o desenvolvimento da saúde na região.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 28/11/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste