Alunos de Enfermagem apresentam a cultura indígena no projeto “Minha Chance”

Foto: Divulgação

 

Quem passou pelo projeto “Minha Chance”, no bairro Morobá, em Aracruz no último dia 20 pôde conhecer um pouco mais sobre a cultura dos povos indígenas, seus costumes, tradição, danças, vestimentas e ficar sabendo ainda sobre as características físicas que definem esse povo que faz parte da história de Aracruz, bem como a forma que os indígenas se organizam e interagem em outros ambientes sociais.

 

Os estudantes de Enfermagem da FAACZ vêm realizando vários trabalhos com as crianças e adolescentes atendidos pelo “Minha Chance” e falar sobre a diversidade cultural existente no Espírito Santo foi um dos caminhos encontrados pelos universitários para mostrar a esses jovens a importância de cada povo e de forma geral a vida dos índios, como é feita a produção dos objetos indígenas para festividades e dos diferentes artesanatos.

 

Na ocasião, também foram apresentados pelos universitários as várias manifestações de dança, música e pintura indígena. Após a explanação, as crianças do projeto tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes instrumentos indígenas, a execução de algumas músicas como o congo e participaram de atividades de pintura no rosto típicas dos povos indígenas.

 

“Como descendente do povo Tupiniquim tive a oportunidade de mostrar às crianças do “Minha Chance” um pouco da cultura indígena, como: as pinturas, danças e o congo tradicional que realizamos em nossa aldeia. Foi importante mostrarmos as adaptações dos indígenas frente às mudanças sociais e ambientais, bem como o que fazemos para viver sem perder nossas origens”, relatou o estudante do curso de Enfermagem, Lorran Coutinho Pereira.

 

“Foi um grande aprendizado. Ensinamos as crianças a tocarem os instrumentos musicais e a fazerem algumas pinturas corporais tipicamente indígenas. O comprometimento de todos com a atividade fez a diferença. As crianças do “Minha Chance” se mostraram empolgadas em conhecer a cultura indígena de nosso estado”, afirmou a aluna de Enfermagem da FAACZ, Emily de Souza Soares Pereira.

 

Texto: Alessandro Bitti   
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br                                                                                         

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste