Alunos do 1º e 3º períodos do curso de Enfermagem têm aula prática de Anatomia e Fisiologia Renal

Fotos: Divulgação

Os professores, Layla Mendonça Lírio e Alan Diniz Ferreira, ministraram no Laboratório de Anatomia e Fisiologia uma aula prática de Fisiologia Renal, com os alunos do 1º e 3º períodos do curso de Enfermagem da FAACZ.  Segundo os docentes, a Fisiologia Renal é um campo de estudo crucial para os enfermeiros, pois os rins desempenham um papel essencial na regulação do equilíbrio hídrico e eletrolítico, excreção de resíduos metabólicos e manutenção da homeostase no corpo humano.

 

“Compreender os processos pelos quais os rins filtram o sangue, reabsorvem substâncias importantes e eliminam produtos indesejados é essencial para fornecer cuidados adequados aos pacientes. Nesse modelo de aula, o estudante tem a oportunidade de observar e manipular modelos anatômicos, permitindo a visualização concreta das estruturas que compõem o Sistema Renal”, explicaram os docentes.

 

Segundo a professora Layla, a aula prática de Fisiologia Renal desempenha um papel fundamental na formação dos acadêmicos de Enfermagem. “Essa experiência prática oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo que eles compreendam melhor o funcionamento complexo e vital dos rins”, destacou Lírio.

“Essa experiência prática, também, estimula o raciocínio clínico e promove o trabalho em equipe, já que os acadêmicos são encorajados a discutir e resolver problemas relacionados à Fisiologia Renal, em conjunto. Essa interação promove a troca de ideias, a colaboração e o aprimoramento das habilidades de comunicação, fundamentais para a prática da Enfermagem”, pontuou a professora Layla.

 

“Além disso, a aula prática de Fisiologia Renal desenvolve habilidades importantes para os futuros enfermeiros, como a capacidade de interpretar e analisar resultados de exames laboratoriais relacionados aos rins, compreender a importância de monitorar a diurese e a pressão arterial, reconhecer sinais de disfunção renal e tomar medidas adequadas para prevenir complicações”, afirmou a docente do curso de Enfermagem.

 

“Quando os professores, Alan e Layla, nos deram o rim suíno para realizarmos a atividade fiquei maravilhado, pois pude conhecer, de fato, como é sua forma, textura, tamanho, etc. Com essa aula, aprendi todas as estruturas do rim e ainda pude conhecer alguns que estavam doentes, com cálculo renal, outro atrofiado, etc. Essa aula de Fisiologia Renal foi uma experiência incrível. Me amarro em aulas práticas. Foi sensacional. Foi 10”, relatou o estudante do 1º período do curso de Enfermagem, Diogo Peroni Corona Gatt.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/06/2023

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