Alunos do Ensino Médio conhecem laboratórios de Anatomia e Semiologia da FAACZ

Fotos: Divulgação

Estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz, de Aracruz, conheceram os laboratórios de Anatomia e Semiologia da FAACZ. A visita técnica dos alunos do Ensino Médio na faculdade aconteceu no último dia 12. Na ocasião, os estudantes foram recepcionados pelos universitários do 8º período do curso de Enfermagem, acompanhados pela preceptora Sheila da Penha Moraes Santos.

 

Durante a visita, os universitários do curso de Enfermagem fizeram uma breve explanação sobre as disciplinas que acontecem nos respectivos laboratórios e sobre a importância desses espaços no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os acadêmicos da FAACZ deram uma breve aula sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP) para os estudantes do Ensino Médio.

 

A visita técnica à FAACZ faz parte do Projeto de Vida que é realizado dentro da unidade de ensino estadual com os estudantes do Ensino Médio e tem como objetivo fomentar o protagonismo e a autonomia do aluno em suas escolhas. Focado na formação integral, o Projeto de Vida estimula o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade.

 

Na ocasião, os alunos da escola Monsenhor estavam acompanhados pelas professoras, Aline Rosa (Química) e Charlene T. Martins (Biologia), que lecionam a disciplina eletiva “Mais Saúde” na turma do Ensino Médio. As disciplinas eletivas fazem parte da diversificação do Novo Ensino Médio e é ofertada conforme o Projeto de Vida dos estudantes.

Segundo a professora Charlene, a visita técnica-pedagógica aos laboratórios do curso superior de Enfermagem, proporcionou aos estudantes do Ensino Médio uma experiência encantadora, no qual veio de encontro com as atividades que estão sendo desenvolvidas na disciplina eletiva de saúde.

 

“Foi um momento onde eles puderam vivenciar as atividades que são desenvolvidas pelo curso nos laboratórios como o de Semiologia, bem como praticar a massagem cardíaca. As atividades colaboraram para a construção do Projeto de Vida de nossos estudantes”, relatou a docente da escola Monsenhor.

 

“Gostei de participar dessa visita à FAACZ, pois fomos recepcionados pelos alunos do curso de Enfermagem, que também conduziram muito bem as explicações sobre o curso. Além disso, gostei do espaço e de conhecer os materiais didáticos que eles utilizam. As explicações práticas também foram muito interessantes. Resumindo meu dia foi de muito aprendizado”, afirmou Erica Martins, aluna da 2ª Série do Ensino Médio.

 

Para Nivea Farias, aluna da 2ª Série do Ensino Médio, tudo foi organizado de modo que todos pudessem apreciar melhor o que os laboratórios tinham a oferecer. “Foi maravilhosa a minha experiência, sanei minhas dúvidas, além de aproveitar para entender um pouco de como seria a vivência na área da saúde. Eu amei. Foi interessante deixarem claro o que um técnico em Enfermagem, o enfermeiro e o médico faz, para que assim quem almejasse a área da saúde pudesse saber em qual função encaixa em seu Projeto de Vida”, destacou a estudante.

 

Também de acordo com Nivea: “Pude ver e mexer nos bonecos anatômicos, e, em alguns equipamentos. Amei a experiência de pegar um acesso venoso, além de ter sido ótimo treinar um pouco mais a RCP, e, ainda em um boneco que assemelha melhor a caixa torácica humana. Achei todos os estudantes de Enfermagem receptivos e dispostos a sanar, ajudar em dúvidas e nos procedimentos de algumas práticas”.

“Achei bem legal essa forma de interação com os meninos. Pude relembrar coisas do início da graduação. Na verdade, a gente acaba que aprendendo mais do que ensinando. Foi um show esse momento, gratidão”, destacou a estudante do 8º período de Enfermagem, Antonia Sonia Barbosa de Alencar.

 

Para a também aluna do 8º período de Enfermagem Karolina Fraga Loyola, “foi um momento muito importante para nós, como acadêmicos, pois exercitamos o falar em público, além de compartilhar nossos ensinamentos com os alunos. Foi bem bacana essa troca que tivemos com eles”, afirmou a universitária.

 

Segundo Arielle Ketlyn Sousa França, também, estudante de Enfermagem do 8º período, receber os alunos do Ensino Médio na FAACZ foi reviver quatro anos atrás, mas como estudante do Monsenhor Guilherme Schmitz (Escola Viva).

 

“Essa com certeza foi uma grande experiência em minha vida. Afinal, foi numa visita pedagógica que conheci a FAACZ. Dessa vez, pude mostrar como, estudante de Enfermagem, a importância do curso, demostrar o que aprendemos, discutir o tema e tirar dúvidas dos alunos do Ensino Médio e incentivá-los a seguirem sua carreira profissional”, explicou a estudante de Enfermagem.

 

“A visita dos alunos do Ensino Médio da Escola Viva (Monsenhor) na FAACZ foi de extrema importância para nós, acadêmicos, do curso de Enfermagem. Também como estudantes, pudemos explanar nossas vivências e experiências que o curso nos tem ofertado, além de incentivar esses alunos a seguirem ao brilhante caminho da área da Enfermagem”, afirmou Matheus Simões Gomes, aluno do 8º período de Enfermagem da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste