Estudantes de Enfermagem da FAACZ participam de simulado interdisciplinar

Fotos: Alessandro Bitti

Na semana passada, os estudantes dos períodos 1º, 3º, 5º, 7º e 9º do curso de Enfermagem da FAACZ tiveram a oportunidade de participar de um simulado composto por questões objetivas e subjetivas. O simulado foi baseado em provas de concursos públicos e privados, bem como no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em outros exames semelhantes. Os responsáveis pela aplicação das questões foram os professores, Alan Diniz Ferreira e Layla Mendonça Lírio.

 

O simulado teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos sobre temas abordados, tanto no período atual do curso, quanto em semestres anteriores, de forma interdisciplinar. A avaliação ocorreu em sala de aula e faz parte do projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem”, idealizado pelos professores, Sandro Calefi Campos e João Carlos Arivabene, que além de docente do curso de Enfermagem da FAACZ, também o coordena.

Segundo os docentes, o projeto tem como propósito desenvolver um conjunto de habilidades, competências e conteúdos, auxiliando os estudantes universitários no processo de preparação e construção de conhecimento acerca da interdisciplinaridade dos conteúdos ofertados pelas disciplinas do curso.

 

“Periodicamente, serão aplicados simulados com questões objetivas e subjetivas (concursos públicos e privados, Enade, outros). E, na sequência, acontecem discussão e debate das referidas questões com o professor facilitador do processo. As avaliações são divididas em duas partes: a formação geral, em que o acadêmico deverá responder itens relacionados a temáticas abrangentes e universais, e a formação específica, em que são aferidos saberes relacionados ao curso de Enfermagem”, explicaram os idealizadores do projeto.

 

Os professores, Sandro e João, destacaram que a sua aposta consiste no desenvolvimento de um plano que promova a realização contínua e permanente de simulados, reforçando a importância dessas avaliações para o preparo dos alunos em relação aos conteúdos interdisciplinares e para o futuro mercado de trabalho. O projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem” envolve não apenas os coordenadores do curso e os professores, mas também as preceptoras e os estudantes das turmas de Enfermagem.

Além dos simulados, o projeto inclui também “Oficinas de Temáticas Específicas” em “Enfermagem e Saúde”, bem como oficinas de conhecimentos gerais para a discussão de avaliações anteriores de concursos, com foco no aprendizado de interpretações de questões. Segundo os professores responsáveis pelo projeto, essa proposta é relevante e inovadora, pois permite que os acadêmicos do curso de Enfermagem da FAACZ desenvolvam a prática e o entendimento da interdisciplinaridade em sua vida acadêmica, além de promover melhorias em suas carreiras futuras.

 

Os professores, Sandro e João, finalizaram ressaltando a importância dessa iniciativa na formação dos futuros profissionais de Enfermagem. Eles acreditam que a construção e conscientização dos acadêmicos durante o processo de formação são fundamentais para o sucesso de cada um deles, bem como para garantir uma melhor qualidade de vida e profissionalismo na área.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 11/07/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste