Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica têm projetos inscritos no Programa Sinapse da Inovação

 

A primeira etapa do Programa Sinapse da Inovação foi concluída e tem em seu portfólio três projetos empreendedores idealizados por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica da FAACZ. O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. Confirmando a sua vocação inovadora os municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva contribuíram com 15 ideias.

 

Idealizado pela Fundação CERTI em 2008, o programa já realizou seis edições em Santa Catarina e em 2015 lançou sua primeira edição no Amazonas. Em 2017, o Sinapse chega ao estado do Espírito Santo, promovida pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo – FAPES, em parceria com a CERTI e o Sebrae. Em sua primeira fase no estado o programa teve 1.272 ideias submetidas, sendo o maior número conquistado em uma edição do Sinapse desde a sua criação.

 

A FAACZ, em conjunto com a Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR) colaborou com a divulgação do programa durante vários eventos. O diretor-presidente da FAPES, prof. José Antônio Bof Buffon participou de uma dessas reuniões promovidas pela AMEAR, no auditório da empresa Estel, no Centro Empresarial de Aracruz. Também foram realizadas palestras no Ifes Campus Aracruz, na FAACZ e na empresa Werner-Saint Gobain.

 

O coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ, prof. Harerton Oliveira Dourado e o coordenador de ensino da FAACZ, prof. Marcos Halasz foram um dos avaliadores do programa. Ao todo, serão contemplados 40 projetos com verba para implantação e desenvolvimento. Quem propôs alguma ideia inovadora ainda têm que passar por duas fases do programa. O resultado final está previsto para ser divulgado no mês de dezembro de 2017 e as empresas ainda receberão suporte, para execução do projeto durante a fase de pré-incubação, até outubro de 2018.

 

Quem não inscreveu seu projeto pode colaborar realizando “investimentos virtuais” em suas ideias favoritas, além de concorrer a uma premiação caso o projeto apoiado seja um dos contemplados. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Programa Sinapse da Inovação, clicando aqui.  Para conhecer o projeto “Uso de GRITS (Resíduo da Fabricação de Celulose) em Pavimentos Urbanos”, submetida por Fabricio Soares de Oliveira, aluno de Engenharia Civil da FAACZ clique aqui.

 

Acesse aqui o projeto idealizado pelos estudantes de Engenharia Mecânica da FAACZ, Renan Demuner Scalzer, Julio Cesar Rodrigues, Carlos Tarcisio Maciel Gonzaga, Raissa Borchardt Salla e Luciano Wotikoski Sartori, intitulado “Equipamento de pulverização com sistema de bombeamento movido por roda”. Aqui você confere o projeto “(TCI) Tanque de Combustível Inteligente”, submetido por Elmar Brito Sampaio, estudante de Engenharia Mecânica da FAACZ.

 

Fabricio Soares de Oliveira, aluno de Engenharia Civil, falou sobre as suas expectativas para as próximas etapas do programa. “Estou extremamente contente em poder expor uma inovação que traduz minha grande paixão profissional como técnico de estradas e a enorme dedicação como pesquisador da área de Mecânica dos Solos e estudante de Engenharia Civil na FAACZ. Tenho a expectativa de avançar nas etapas seguintes e ter a oportunidade de mostrar aos especialistas da área de pavimentação rodoviária, de meio ambiente e, não obstante aos técnicos e engenheiros da área de papel e celulose todo o projeto”.

 

Para o estudante de Engenharia Mecânica da FAACZ, Elmar Brito Sampaio. “É muito gratificante poder ter essa oportunidade, principalmente, quando olhamos em volta e vemos um momento muito conturbado que nosso país enfrenta. Isso desperta na gente a vontade de se destacar e alcançar o objetivo final, que é estar entre os 40 projetos de ideias empreendedoras”, afirmou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box