FAACZ: Universitários e docentes participam da 5ª edição da Jornada das Engenharias

Fotos: Karina Cometti

Professores e estudantes do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ participaram da 5ª edição da Jornada das Engenharias (V JOENG), nos dias 03 e 04 de maio. O evento aconteceu no auditório da faculdade e foi aberto ao público em geral. A Jornada das Engenharias da FAACZ é feita a cada dois anos, desde 2015.

 

A abertura oficial foi realizada pelo prof. Harerton Dourado, coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ, que agradeceu a presença de todos, bem como da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) Campus Aracruz e com a Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) no município, assim como, aos palestrantes e egressos da faculdade por aceitarem o convite feito.

 

Prof. Harerton, coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ, agradeceu a presença de todos.

Também participou desse momento, a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e a supervisora de Extensão da faculdade, prof.ª Lanna Clícia. Na ocasião, a diretora deu boas-vindas aos presentes e frisou sobre a relevância de momentos como este dentro do ambiente acadêmico.

 

A diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli deu as boas-vindas aos presentes.

Dourado falou ainda com os universitários sobre a importância, deles, participarem da Avaliação Institucional promovida, anualmente, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e que os resultados de todas as avaliações realizadas estão disponíveis no site da FAACZ, para consulta, e que esses resultados, auxiliam no processo de gestão e de melhorias institucionais na faculdade.

 

A prof.ª Lanna Clícia falou com os universitários sobre a I Feira de Troca de Livros.

Em seguida, o professor Harerton apresentou os ex-alunos da FAACZ, do curso de Engenharia Mecânica, o ex-professor da faculdade e atual secretário de obras da Prefeitura de Colatina, João Paulo Calixto da Silva, formado no curso em 2007 e o palestrante da noite, o engenheiro mecânico e prof. do Ifes Campus Aracruz, Cristiano Severo Aiolfi, egresso da FAACZ de 2011.

 

Na ocasião, os ex-alunos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ explicaram porque escolheram o curso de Engenharia, falaram como foi a vida acadêmica na faculdade e como tem sido a sua trajetória profissional, após a graduação. Em seguida, foi aberto um momento para perguntas.

 

“Vocês estão em uma das melhores instituições de ensino do Espírito Santo. Para você conseguir se desenvolver na carreira de Engenharia, precisa parar um pouquinho do pensamento cartesiano. Participar de momentos como este, fazer perguntas, debater, conversar com os colegas. É bom estreitar relacionamentos e aumentar o leque de amizades”, aconselhou Calixto.

 

João Paulo Calixto é egresso de 2007 do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ.

“Se você vai ter sucesso ou não, independe da área que você queira. É o que você está disposto a fazer a mais do que a formação que a graduação te fornece. Infelizmente, hoje, a gente já está vivendo num mercado em que até pós-graduação está deixando de ser um diferencial para o profissional”, complementou Aiolfi.

 

Logo após o bate-papo entre os egressos e os participantes da V JOENG, o palestrante da noite, o engenheiro mecânico e prof. do Ifes Campus Aracruz, Cristiano Severo Aiolfi falou sobre “Aerodesign: ideias, projeto e competição”, explicou ainda sobre o projeto desenvolvido pelos universitários do Ifes Campus Aracruz.

 

“Esse é um projeto real de Engenharia, que trabalha várias competências técnicas e gerenciais nos estudantes envolvidos”, afirmou Aiolfi que relatou também os principais desafios que os universitários enfrentam para realização do projeto, dentre outras informações que viabilizam essa atividade prática.

 

Também participaram desse momento, os universitários do Ifes Campus Aracruz, dos cursos de Engenharia Mecânica, Química Industrial e Licenciatura em Química, acompanhados pelo professor Vinícius Silva da Cunha.

 

Cristiano Aiolfi foi o palestrante da noite e é egresso do curso de Engenharia Mecânica de 2011.

Durante o Workshop, Cristiano Aiolfi explicou que o AeroDesign é uma competição organizada pela SAE Brasil com o objetivo de desenvolver uma aeronave não tripulada radiocontrolada para execução de missões.

 

“É, portanto, um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que têm como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes”, afirmou o palestrante da noite.

 

Prof. Harerton Dourado conduziu as atividades do segundo dia da JOENG.

A 5ª edição da JOENG continuou, no segundo dia, com os participantes conversando com os egressos da FAACZ de 2014, do curso de Engenharia Mecânica, Marciliano Alves Alvarenga e Gabriel Medeiros de Faria, que falaram sobre as suas experiências profissionais e os caminhos que trilharam até o mercado de trabalho na área de Engenharia.

 

O bate-papo com os egressos de Engenharia da FAACZ aconteceu por meio de videoconferência.

O bate-papo aconteceu por meio de videoconferência e, na ocasião, Gabriel mostrou uma aeronave que pilota, o RV-10 é um verdadeiro avião para quatro pessoas/passageiros. “A Engenharia me abriu várias oportunidades, principalmente, dentro da aviação”, afirmou Medeiros.

 

Também participaram desse momento, o egresso de 2017 da Engenharia Mecânica da FAACZ Moisés de Jesus Nunes, que é assessor de Engenharia do CREA da Inspetoria de Aracruz, o engenheiro Florestal e Segurança do Trabalho, Edemilson Abreu Carneiro, que é membro do CREA da Inspetoria de Aracruz e o egresso de 2020, do curso de Engenharia Civil, Lincoln Roger da Costa Amaral Tassinari, inspetor do CREA/ES em Aracruz.

 

Egresso de 2014, Gabriel Medeiros, falou sobre a sua paixão pela aviação.

Após o bate-papo com os egressos aconteceu o Workshop sobre “O uso de drones na prática da Engenharia”, ministrada pelo assessor de Engenharia e geólogo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES), Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho, que também é diretor geral da Quantum Geotecnologia.

 

Durante a sua apresentação, Reinaldo falou sua formação acadêmica e trajetória profissional. Em seguida, explicou sobre drones e aeronaves remotamente pilotadas, conceitos mais utilizados, principais tipos de RPA – Principais Ferramentas de Automação Robótica de Processos, Asa Rotativa ou Multirotor, Asa fixa.

 

Palestrante da noite, Reinaldo Baldotto falou sobre “O uso de drones na prática da Engenharia”.

Reinaldo, também, explanou sobre DJI que é uma empresa chinesa líder global em drones e tecnologia de imagens aéreas; apresentou os principais drones e aplicativos, bem como mostrou um checklist para decolagem, falou sobre decolando, assim como os usos e aplicações de drones na Engenharia.

 

Para o estudante do 1º período do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, Wagnner Pereira da Silva, essa edição do JOENG foi muito gratificante. “Quando ouço os egressos contando suas experiências de como a Engenharia permiti que suas decisões sejam mais acertadas, mesmo quando não estão atuando diretamente na área, fica claro, pra mim, que a Engenharia não é apenas um amontoado de conhecimentos técnicos. Ela é uma ferramenta que potencializa nossa capacidade de analisar problemas e encontrar soluções”, relatou o universitário.

 

Wagnner finalizou dizendo: “Outra coisa interessante da V JOENG foi a exposição de como o uso da tecnologia dos drones e seus periféricos auxiliam no levantamento de dados para produção de informações de qualidade, com detalhes que fazem toda diferença. Muito legal”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste