Visita técnica: Alunos do curso de Enfermagem da FAACZ conhecem o Corpo de Bombeiros e o SAMU em Aracruz

Fotos: Divulgação

Na última sexta-feira (05/05), os estudantes do 5º e 7º períodos do curso de Enfermagem da FAACZ, acompanhados pelo coordenador do curso e professor, João Carlos Arivabene, conheceram as dependências da Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, bem como, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, em Aracruz.

 

A visita técnica a Unidade do Corpo de Bombeiros e ao SAMU faz parte do componente curricular da disciplina de Urgência e Emergência, ministrada pelo professor João, que falou da importância desse tipo de atividade prática, tendo como foco ser uma aula de campo, que visa possibilitar aos acadêmicos conhecerem o funcionamento de um Sistema de Urgência e Emergência.

 

 

“Não tem como mensurar a importância das visitas técnicas no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos. Afinal, essa aula de campo permite que o acadêmico relacione a teoria aprendida na sala de aula, com a prática do dia a dia do profissional de Enfermagem. Sem sombra de dúvida, essa visita possibilitou aos universitários presenciarem a dinâmica operacional dos bombeiros, assim como da equipe do SAMU”, destacou o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Durante a visita, os universitários conheceram a infraestrutura da 2ª Cia Independente, os tipos de viatura disponíveis para resgate, o passo a passo para atendimento pré-hospitalar, o procedimento adequado para imobilização de vítimas e outras ações promovidas pelos bombeiros de Aracruz.

 

Na Unidade de Corpo de Bombeiros, o professor João e os estudantes do curso de Enfermagem foram recebidos pela cabo Natália Larysse Alves Viana Sonegheti, que apresentou as instalações da unidade, materiais e equipamentos usados durante os atendimentos, as viaturas e um pouco da rotina de treinamentos e trabalho. “Foi um momento descontraído e cheio de informação e interação”, relatou a cabo Sonegheti.

 

Com relação ao SAMU, os estudantes conheceram a funcionalidade desde a entrada do chamado de urgência, que vem das cidades que fazem parte do consórcio da região; o processo de regulação e dispensação das viaturas para atendimento; o reconhecimento das unidades disponíveis no município e suas especificidades.

 

 

No SAMU, a equipe da FAACZ foi atendida pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Jéssica Pires de Aguiar, que frisou sobre a importância das visitas técnicas de estudantes nas unidades de atendimento de saúde disponíveis a população.

 

“As visitas técnicas visam apresentar aos estudantes, especialmente, os de nível superior, e de formação na área da saúde, quais os tipos de atendimentos de urgência e emergência que essas unidades realizam, bem como, demonstrar a importância de aliar a teoria a um contexto real, o que possibilita o processo de ensino e aprendizagem fortalecer o aprendizado significativo”, afirmou a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente.

 

 

“Fiquei muito feliz e satisfeita com a visita técnica, fomos muito bem recebidos pela equipe do Corpo de Bombeiros e do SAMU. Entender melhor como funciona o trabalho desses profissionais me deixou bastante empolgada e pensativa sobre uma futura especialização na área”, disse a estudante do 5º período do curso de Enfermagem da FAACZ, Alessandra de Jesus Belarmino.

 

“Gostei muito da visita técnica na base do Corpo de Bombeiros e do SAMU, em Aracruz, porque pude aprender e conhecer a função e a diferença dos dois. Pude tirar dúvidas e ter conhecimento de coisas que não sabia e que, também, posso passar para a minha família, vizinhos e até mesmo para a população. Fiquei muito satisfeita com a disponibilidade do professor João de nos proporcionar este momento na prática e fora do ambiente escolar”, frisou a universitária, Débora Soares Martins Maximo, do 7º período do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste