Roda de Conversa: Alunos do curso de Psicologia da FAACZ abordam “Bullying na escola” com estudantes do Ensino Médio

Fotos: Divulgação

Acompanhados pelo professor Arismar Manéia, os estudantes do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, Welington Nascimento Ribeiro Filho e Thalia Fantin de Oliveira, abordaram o tema “Bullying na escola”, com alunos da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti. O momento foi organizado pelo Comitê de Extensão da FAACZ, no formato “Roda de Conversa”, dentro da área/eixo “Inclusão Social e Diversidade”.

 

O bate-papo com os alunos da rede estadual de ensino aconteceu, no último dia 03, na Oficina de Artes do Coqueiral (espaço cultural com teatro, biblioteca e salas para aulas e reuniões na Praça da Amizade, em Coqueiral de Aracruz). Também participaram do momento estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, de escolas públicas, da região de Coqueiral de Aracruz, Santa Cruz, Jacaraípe e Nova Almeida.

 

De acordo com o professor Arismar, o objetivo da “Roda de Conversa” foi refletir com os estudantes do Ensino Médio as causas e consequências do bullying dentro do ambiente escolar, assim como, possibilitar um debate sobre o tema e analisar os prejuízos que o bullying pode causar na juventude.

 

“Nosso objetivo com essa atividade foi proporcionar aos jovens das escolas públicas conhecimento sobre o bullying. Apresentando a eles, o quão nocivo essa prática pode ser, não só no ambiente escolar, mas, também no futuro das pessoas envolvidas, que vivenciam essa prática. Este tema precisa ser debatido pela comunidade escolar, famílias, autoridades, e toda a sociedade para identificarmos o bullying, preveni-lo e combatê-lo”, explicou Manéia, que, também, é presidente do Comitê de Extensão da FAACZ.

 

Universitários do curso de Psicologia da FAACZ abordam o bullying na escola.

Durante o bate-papo, os universitários da FAACZ falaram com os estudantes do Ensino Médio sobre: O que é bullying?; Como o bullying afeta o estudante?; Prevenção e intervenções com os alunos; Como a Psicologia pode ajudar? Também abordaram os valores sociais no olhar da Psicologia, que são: Responsabilidade afetiva; A liberdade de expressão; Empatia/respeito e escuta; Tolerância.

 

Segundo o estudante do curso de Psicologia, Welington Ribeiro, o bullying e qualquer tipo de preconceitos, que interferem na saúde mental de crianças e jovens, devem ser tratados como problemas endêmicos e, por isso, precisamos combatê-los.

 

“O bullying é um tema que sempre que abordamos com estudantes, da rede municipal ou estadual de ensino, é tratado com seriedade e dada a devida importância a este problema que toma conta das escolas do mundo inteiro. Acredito que, esse tipo de atividade, deva ser sempre promovida, por professores e pelas instituições de ensino, afinal, esse acaba sendo um método interventivo de muita eficácia. É sempre um prazer imenso palestrar para crianças e adolescentes, pois esperamos que este trabalho colabore para que esta violência seja combatida”, frisou Ribeiro.

 

Ainda, de acordo com Welington, ao final do bate-papo foi dito para os alunos do Ensino Médio a respeito de ferramentas tecnológicas que causam hiperestímulos, como, por exemplo, o aplicativo de mídia “TikTok” e a plataforma de compartilhamento de vídeos “YouTube”.

 

Participaram do momento estudantes da 3ª Série do Ensino Médio.

“Essas ferramentas tecnológicas podem trazer uma série de malefícios ao cognitivo de quem é exposto, liberando muita dopamina e podendo gerar vícios e dependências, incluindo o comprometimento da saúde mental de crianças e adolescentes. Assim, é importante elucidar sobre esses ambientes, influências e suas consequências”, alertou o universitário da FAACZ.

 

Welington finalizou dizendo: Quando a dopamina é liberada e seus níveis sobem em resposta a algo que ingerimos ou fizemos, o corpo sente prazer, recompensa, euforia. E, então, claro, nós sempre estamos buscando recriar essa sensação”, explicou o estudante do 9º período do curso de Psicologia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 08/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste