Professores, universitários e colaboradores da FAACZ participaram da I Feira de Troca de Livros

Fotos: Karina Cometti

Têm livros que lemos, adoramos e queremos guardar sempre com a gente. Mas, às vezes, por falta de espaço, temos que abrir mão de alguma obra que amamos. Uma boa forma de adquirir novos livros e ter acesso a informações variadas, a histórias instigantes, renovar a leitura e contribuir com a sustentabilidade é por meio da troca de livros, fazendo o conhecimento circular.

 

Pensando nisso, a FAACZ realizou, no dia 09 de maio, a I Feira de Troca de Livros, que aconteceu no pátio principal da faculdade, em frente à biblioteca “Prof.ª Maria Luíza Devens”. Foi um momento de interação entre os professores, universitários dos cursos de graduação, técnicos-administrativos e operacionais, onde o leitor teve a oportunidade de compartilhar informação, conhecimento e história.

A Feira foi idealizada pela doutora em Língua Portuguesa e diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, que também é diretora escolar do CEA. A Feira aconteceu primeiro no CEA, com os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio, no mês de março, e integra o “Clube da Leitura” que, por sua vez, compõe o Projeto Institucional “CEA Literário”. A Feira teve o apoio das professoras da área de Linguagens da escola: Nuciala Mognato Tureta, Lidimara Soares Monteiro, Karla Lorena Vargas e Marilzete Pinto.

De acordo com Sarcinelli, o evento buscou despertar o hábito da leitura nos estudantes. “A Feira é um projeto que eu desejo realizar há um tempo e oferece aos alunos e demais leitores a oportunidade de renovar seu acervo pessoal, fomentar o consumo colaborativo e compartilhar estímulos literários que tenham sido prazerosos, gerando assim a elaboração de emoções positivas e incentivando experiências intelectuais importantes”, destaca.

Os livros da I Feira realizada pela FAACZ ficaram expostos para troca, visando facilitar os leitores na escolha da obra de seu interesse. Foram arrecadados nesta 1º edição, 231 obras da literatura brasileira ou internacional, como romances, ficção científica, ação, aventura, suspense, drama, terror, etc. Assim como, obras didáticas e paradidáticas.

No dia 09 de maio, durante a Feira foram trocadas 137 obras, as que não foram utilizadas nesta edição, devem fazer parte do acervo do evento que acontece no próximo semestre deste ano. Algumas obras que foram arrecadadas devem ser doadas à algumas instituições do município de Aracruz e região. A I Feira de Troca de Livros da FAACZ foi realizada pela Supervisão de Extensão em parceria com o Comitê de Extensão da faculdade.

 

“A Feira é um ponto de encontro, onde os leitores trocaram informações, conversaram sobre as obras que mais amam e, ao mesmo tempo, estimularam o ato da sustentabilidade, com a doação de obras de seu acervo pessoal. Além disso, a Feira incentiva a cultura de compartilhamento dos participantes e a troca de livros entre leitores, o que valoriza o ato da leitura. Pois, o livro precisa circular para incentivar a troca de conhecimento. Esse evento é uma ferramenta essencial para formar cidadãos críticos e contribuir para mais um espaço de socialização dentro da faculdade”, destacaram a supervisora de extensão, prof.ª Lanna Clícia e o presidente do Comitê de Extensão, prof. Arismar Manéia.

Para o coordenador do curso de Direito da FAACZ, prof. Horácio Aguilar da Silva Ávila Ferreira, esse é um tipo de projeto que toda instituição deveria manter, pois compartilhar conhecimento e diversão, é uma das melhores ações que nós, como sociedade, poderíamos fazer.

 

“Dentre os projetos criados pela instituição, o de troca de livros foi um dos que mais me atingiu. Ver o engajamento dos alunos fornecendo livros para troca só não foi mais satisfatório que vê-los buscando, com entusiasmo, novos materiais para leitura. Da filosofia de Marilena Chauí, passando por A Divina Comédia de Dante Alighieri, Star Wars, o Pequeno Príncipe, até os mais recentes livros de fantasia, como Percy Jackson de Rick Riordan, o que se viu foi um intercâmbio de cultura e conhecimento. Já estou ansioso pelas próximas edições”, afirmou Aguilar.

Lívia Rodrigues Alves, aluna do 3º período do curso de Direito da FAACZ, participou da primeira edição da Feira de Troca de Livros e disse o que mais lhe chamou atenção. “Gostei muito da abordagem e das temáticas das obras, bem como da dinâmica das trocas e da organização do evento, foi maravilhoso. Tomara que tenha outra oportunidade dessas”, relatou a universitária.

Para participar da Feira de Troca de Livros, o aluno, professor ou funcionário da faculdade compareceu no período de 18 de abril a 08 de maio, na Secretaria Acadêmica, na sala dos Coordenadores de Curso ou na sala do Comitê de Extensão da FAACZ com algum livro de sua propriedade que foi trocado por um ticket (vale-livro). O vale-livro recebido pôde ser trocado por qualquer obra disponível. Cada ticket dava o direito ao leitor de adquirir um novo livro disponibilizado no evento.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 16/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste