Capacitação promovida pela Fundação São João Batista aborda prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho

Fotos: Alessandro Bitti e Keren Hapuc

Nos dias 11, 12, 20 e 21 de setembro de 2023, a Fundação São João Batista (FSJB) e suas mantidas, Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) e Centro Educacional de Aracruz (CEA), realizaram um treinamento de grande importância para a sensibilização e prevenção do assédio no ambiente de trabalho. O treinamento contou com a participação de funcionários técnicos-administrativos e operacionais, coordenadores de curso da FAACZ e a equipe pedagógica e administrativa do CEA.

 

O objetivo principal do treinamento foi fornecer ferramentas e informações necessárias para lidar com situações delicadas relacionadas ao assédio, promovendo um ambiente seguro, respeitoso e saudável para todos os colaboradores. A capacitação contou com a expertise dos docentes da FAACZ, Ronaldo Félix Moreira Júnior, do curso de Direito, e Stéfani Martins Pereira, do curso de Psicologia.

 

Durante as aulas teóricas e atividades complementares, foram abordados temas como a evolução histórica e a normatização das Leis nº 14.457/2022 e 14.540/2023, além da Portaria MTP 4.219/2022, que tratam do assédio no ambiente de trabalho. Diversos tipos de assédio, incluindo o moral, sexual e digital, foram discutidos, juntamente com métodos para identificá-los e os impactos na saúde mental das vítimas, bem como mecanismos e canais de denúncia.

O professor Ronaldo destacou a importância das legislações pertinentes ao assédio e discutiu medidas preventivas para combater o assédio no ambiente educacional, enfatizando que “o assédio moral ou bullying caracteriza-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras de forma apelativa e prolongada no tempo, no exercício de suas funções ou em razão delas”. Ele também explicou sobre as características do assédio, suas principais causas e os fatores que podem facilitar o assédio no ambiente de trabalho.

 

Por sua vez, a professora Stéfani focou em conscientizar os colaboradores sobre os impactos das diversas formas de violência no ambiente de trabalho, tanto no clima organizacional quanto na saúde mental dos trabalhadores. Ela apresentou conceitos de ética e moral, destacando pensadores responsáveis pelos fundamentos filosóficos e explicou o que é um dilema ético.

 

Além disso, Stéfani relacionou a saúde mental no trabalho às experiências de violência, discutindo a Síndrome de Burnout, um transtorno associado às vivências adoecedoras no trabalho. A professora também abordou diferentes tipos de cultura que influenciam as pessoas na sociedade.

Stéfani enfatizou que “a lei é pensada para que a pessoa não se sinta desamparada” e incentivou a prevenção como a melhor abordagem. Ela ressaltou a importância do autoconhecimento, observando alterações indesejadas, verificando a intensidade e a frequência de situações desconfortáveis e buscando ajuda de profissionais qualificados quando necessário. A docente também falou sobre transtornos de ansiedade, depressivos e relacionados a traumas, destacando suas principais características.

 

O Setor de Recursos Humanos (RH) da Fundação São João Batista complementou o treinamento fornecendo aos colaboradores um marcador de página com um “assediômetro”. Esse material contém indícios de que pode haver assédio quando um indivíduo utiliza certos comportamentos, como apelidos carinhosos, elogios, cantadas sem ofensa, entre outros.

 

Welington Barcellos, bibliotecário, compartilhou sua perspectiva: “Ao longo dessa capacitação, pudemos absorver melhor sobre o tema ‘assédio’. A palavra por si só nos remete a algo indesejado, desconfortável. A importância desse tema não somente em nosso ambiente de trabalho, mas em qualquer lugar, pode inferir nossa dignidade dependendo da gravidade do assédio. Não podemos nos calar e sentir medo, é preciso falar, denunciar tal indivíduo. Diga não ao assédio”.

Lorena Ferreti Malta, assessora de diretoria, ressaltou a relevância da iniciativa: “O tema assédio moral e sexual ainda é ‘tabu’ em muitas empresas, instituições e até nos órgãos públicos. Contudo, falar sobre esse tema durante uma capacitação realizada pela Fundação São João Batista – FSJB, foi algo extremamente valioso e de grande aprendizado para todos nós, colaboradores. Esse treinamento demonstra o cuidado que a instituição tem conosco e sua preocupação em nos proporcionar um ambiente sadio para realizarmos nossas atividades laborais”.

 

A capacitação promovida pela Fundação São João Batista e suas mantidas, FAACZ e CEA, demonstra o comprometimento das instituições educacionais em garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, além de disseminar conhecimento e promover a conscientização sobre a prevenção e combate ao assédio no ambiente laboral. A iniciativa visa contribuir para a construção de ambientes profissionais mais respeitosos e éticos, onde todos possam se desenvolver e prosperar.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/09/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste