Comitê de Extensão e NOAPS da FAACZ promovem a conscientização sobre saúde mental durante o “Setembro Amarelo” em Aracruz e região

Fotos: Divulgação

Durante o mês de setembro, em que se realiza o “Setembro Amarelo”, uma campanha mundial de prevenção ao suicídio e valorização da vida, Welington Nascimento Ribeiro Filho, estudante do 10º período do curso de Psicologia da FAACZ, assumiu um papel fundamental na conscientização sobre saúde mental em Aracruz e região.  

 

Ribeiro fez uma série de atividades em prol do “Setembro Amarelo”, por meio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico (NOAPS), sob orientação dos professores Arismar Manéia, presidente do Comitê e Marta Rossoni, coordenadora do NOAPS.

 

Foram várias atividades realizadas por Welington em empresas, instituição de acolhimento a crianças carentes, escola da rede estadual de ensino e órgão público de Assistência Social, assim como em momentos de Diálogo Diário de Segurança (DDS) promovidos por empresas da região de Aracruz.

O foco dessas atividades foi sensibilizar a população aracruzense e das regiões circunvizinhas sobre a importância de abordar abertamente a saúde mental e entender os sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda.

 

Welington, por meio do Comitê de Extensão e do NOAPS da FAACZ, tem se destacado ao realizar oficinas, palestras e dinâmicas com foco na saúde mental de trabalhadores e estudantes. Ele abordou temas como os comportamentos que podem indicar uma pessoa com pensamentos suicidas, a evolução desses comportamentos ao longo da vida e a definição do suicídio.

 

Ele explicou que o “Setembro Amarelo” é uma campanha global que busca sensibilizar a população sobre a importância de discutir abertamente a saúde mental e identificar os sinais de alerta relacionados ao suicídio. O universitário explicou também sobre os comportamentos que podem indicar que alguém está pensando em suicídio, bem como a definição do próprio ato.

“Suicídio é o ato de dar fim à própria vida. Pessoas de todas as idades e classes sociais cometem suicídio. A cada quarenta segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos”, destacou Ribeiro.

 

Além disso, Welington abordou alguns fatores de risco que podem levar alguém a pensar em suicídio: violência e abuso, uso de drogas e álcool, problemas familiares e pressão acadêmica, falta de moradia, acesso à saúde pública/privada, desemprego e racismo, dentre outros atravessamentos sociais. Ele enfatizou a importância de falar abertamente sobre saúde mental e como buscar ajuda e tratamento, se necessário.

 

Depoimentos de participantes do “Setembro Amarelo”

 

Na ação, do dia 18 de setembro, na empresa Júlio Simões Logística (JSL), localizada em Barra do Riacho, Welington recebeu elogios dos colaboradores. A supervisora de segurança do trabalho, Caline Oliveira, elogiou a apresentação do estudante de Psicologia da FAACZ, afirmando que ele abordou o assunto com seriedade e trouxe clareza para a equipe.

“Gostaria de parabenizar o Welington pela ótima apresentação que fez em nossa unidade, com a campanha “Setembro Amarelo”. Ele abordou o assunto com seriedade e trouxe clareza para o time, ideias, que claramente inspiraram a todos da equipe, de maneira segura e espontânea. Acredito que todos saímos com novas e úteis informações no nosso dia a dia. Grata pela parceria”, disse Oliveira.

 

Kaio Barcellos, técnico de segurança do trabalho, descreveu a palestra como lúdica e interessante, capaz de fomentar mudanças de hábitos no tratamento psicológico. Iris Franco, auxiliar administrativo, destacou o impacto da palestra no entendimento de como agir diante de problemas relacionados à saúde mental e na reflexão sobre a conduta na vida pessoal e profissional.

 

“A palestra sobre o “Setembro Amarelo” trouxe para nós um novo olhar, mais humano e empático sobre o tema “Prevenção ao Suicídio”. Tivemos a oportunidade de adquirir mais informações de como devemos agir, o que podemos fazer para evitar e onde recorremos para pedir ajuda. Além disso, partilhamos momentos de descontração com nossos colegas de trabalho, refletimos sobre a conduta da nossa vida e de como devemos agir com o próximo. Com certeza, o momento foi excelente e proveitoso”, destacou Franco.

Geraldo Rodrigues Junior, auxiliar de manutenção da JSL, enfatizou a importância do assunto abordado por Welington, afirmando que suas palavras trouxeram conforto e uma nova visão de viver para muitos.

 

“Achei importante o assunto e as palavras foram bem colocadas. Welington abordou vários sinais importantes, com certeza ajudou bastante alguém que estava em um momento não muito legal ou estava passando por alguma dificuldade. Acho que as palavras dele trouxeram bastante conforto e com certeza uma nova visão de viver”, afirmou o auxiliar de manutenção.

Welington, por meio do Comitê de Extensão e do NOAPS da FAACZ, demonstrou compromisso e dedicação em disseminar informações importantes sobre o “Setembro Amarelo”, saúde mental, valorização da vida e prevenção ao suicídio, contribuindo para a conscientização e o bem-estar dos colaboradores da JSL. Na ocasião, ele enfatizou também a importância de compreender os sinais de alerta, buscar ajuda e os canais disponíveis para apoio psicológico.

 

Ampliando o alcance da Campanha “Setembro Amarelo”

 

Em 19 de setembro, Welington falou sobre o “Setembro Amarelo” com estudantes dos 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Caboclo Bernardo, em Barra do Riacho, distrito de Aracruz.

No dia 25 de setembro, a empresa Vertical promoveu uma campanha do “Setembro Amarelo” com a participação de Welington, que ministrou oficina e palestra sobre o tema, destacando a valorização da vida e a importância de compreender os sinais de alerta, buscar ajuda e os canais disponíveis para apoio psicológico.

 

Em 26 de setembro, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jacupemba recebeu a palestra de Welington, que sensibilizou os usuários sobre a importância da saúde mental e a valorização da vida. A equipe do CRAS agradeceu a presença e contribuição do universitário da FAACZ, destacando a importância da informação para o público atendido.

Welington não deixou de lado as crianças, realizando também, no dia 26 de setembro, atividades no Lar São José “Raio de Luz”, um projeto social que acolhe crianças, na faixa-etária de 04 a 16 anos, no período matutino e vespertino, com oficinas e projetos artísticos no distrito de Jacupemba, Aracruz. O tema abordado foi a valorização da vida, sonhos e desejos, incentivando as crianças a pedirem ajuda e cuidarem umas das outras.

 

O estudante de Psicologia da FAACZ também esteve presente no Diálogo Diário de Segurança (DDS) realizado no dia 28 de setembro com a equipe de colaboradores da empresa CBF, em parceria com o FINDES/SENAI de Aracruz. Welington levou a mensagem sobre saúde mental e a importância da valorização da vida, onde enfatizou também sobre o bem que faz à pessoa buscar uma ajuda psicossocial, em momentos de angústia.

Durante o DDS com a empresa CBF, Welington destacou os canais de ajuda disponíveis, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e os Programas de Saúde Mental das cidades de Aracruz e João Neiva.

 

Finalizando sua participação nas atividades do “Setembro Amarelo”, no dia 29 de setembro, Welington conduziu um DDS na empresa JSL, abordando temas relacionados à saúde mental e a importância de buscar ajuda quando necessário. Ao longo de suas apresentações, Welington detalhou os comportamentos que podem ser indicativos de pensamentos suicidas e enfatizou a necessidade de falar sobre saúde mental.

 

Comprometimento da FAACZ: Parceria do Comitê de Extensão e do NOAPS

 

Todas essas ações em prol do “Setembro Amarelo” foram realizadas graças ao comprometimento do Comitê de Extensão da FAACZ, mediado pelo presidente do Comitê e professor, Arismar Manéia, em parceria com o Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade, coordenado pela professora Marta Rossoni.

Welington Nascimento Ribeiro Filho, com seu comprometimento e dedicação, demonstrou o impacto positivo que a conscientização sobre saúde mental pode ter na comunidade, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e empático. Seu trabalho é um exemplo de como a educação e a Psicologia podem fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente em temas tão sensíveis como o suicídio e a saúde mental.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/10/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste