Educação em tempos de coronavírus: uma possibilidade de se reinventar

“Iniciamos o ano com um grande desafio: passar todo o conteúdo curricular proposto para nossos alunos de forma totalmente virtual.  Sabemos que o motivo dessa mudança, está diretamente ligada a pandemia mundial da Covid-19, que chegou mudando toda a dinâmica social, transformando nossa forma de se relacionar, de trabalhar e de ensinar”, afirmou a professora da FAACZ Núbia Rosetti Nascimento Gomes.

 

Segundo a docente, “diante de todas as mudanças, encontramos formas de nos reinventar para que possamos transmitir todo nosso conhecimento para nossos alunos, utilizando os recursos tecnológicos que se tornaram primordiais em tempos de isolamento social. Considerando sempre as especificidades dos alunos, utilizamos as aulas em Power Point com emissão de áudio e transição de telas”.

 

De acordo com a professora Núbia, no curso de Pedagogia, por exemplo: “Na plataforma virtual fizemos o uso de Chat de conversa onde os alunos podem solicitar esclarecimentos e postar as atividades propostas. Em algumas situações, utilizamos o aplicativo de gravador de voz em celular, onde as explicações eram feitas de forma mais detalhada e encaminhada para as turmas via WhatsApp. Diante da demanda, criamos um canal no YouTube, onde os vídeos das aulas são postados e os links disponibilizados na plataforma FAACZ virtual”, explicou.

 

“Assim, estamos dando continuidade ao processo de aprendizagem dos alunos, buscando sempre qualificar o trabalho desenvolvido através do uso de ferramentas tecnológicas. À frente de todas essas mudanças, o nosso principal objetivo é manter a qualidade do ensino e a presteza aos alunos que também se adaptaram às novas formas de aprender, possibilitando assim a abertura de novas ferramentas para o engajamento de seus estudos”, ressaltou a professora Núbia.

 

Ainda de acordo com a docente: “Entendemos que tais ferramentas tecnológicas vieram para ficar. E que caberá a nós nos reinventarmos a cada dia, nos adaptando ao novo. E assim como a tecnologia veio e mudou diversas áreas, não seria diferente com a Educação. De certa forma, a pandemia nos levou a buscar novas formas de ensinar e ensinar ao aluno uma nova forma de aprender e adquirir uma maior seriedade perante aos seus estudos”, pontuou.

 

Núbia finalizou dizendo: “Destaco, não somente o nosso núcleo de ensino, mas sim a forma real que tomou o ensino no mundo. Ainda que desafiador, precisamos estar prontos para o novo. Renovando nossa forma de trabalhar e trazendo para nossos alunos a melhor maneira de ensinar, atribuindo a estes a missão de serem grandes profissionais”.

 

Texto: Setor de Comunicação e Marketing
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste