Estudantes de graduação da FAACZ visitam aldeia indígena de Caieiras Velhas em Aracruz

Foto: Divulgação

 

Os estudantes do 1º Ciclo/Módulo I de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FAACZ, acompanhados pelo professor Arismar Manéia, foram à aldeia de Caieiras Velhas, em Aracruz, conhecer um pouco da cultura, costumes e hábitos dos povos indígenas. A visita aconteceu durante a comemoração à semana do índio. No Brasil o Dia do Índio é celebrado em 19 de abril.

 

Despertar nos universitários, que estão ingressando no Ensino Superior, uma reflexão crítica sobre os hábitos e nomes indígenas que estão presentes na cultura brasileira foi um dos objetivos da visita organizada na aldeia aracruzense pelo Comitê de Extensão da FAACZ.

 

Segundo o professor Arismar, “é importante reforçar a ideia de que todos somos cidadãos e precisamos preservar a diversidade cultural. Afinal, somos capazes de respeitar e preservar a prática cultural indígena e inserir nossos alunos neste contexto”.

 

Para o calouro do curso de Enfermagem Lorran Coutinho Pereira, “esta visita a aldeia indígena nos ajudou a entender e a viver um pouco da cultura dos índios. Para nós, enquanto alunos da FAACZ, foi uma experiência muito positiva e trouxe uma novidade enriquecedora”.

 

Dia do Índio

 

O Dia do Índio é celebrado no Brasil em 19 de abril e foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei 5540 de 1943. A data de 19 de abril foi proposta em 1940 pelas lideranças indígenas, que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste