FAACZ inicia celebrações pelo Dia Internacional da Mulher com simpósio sobre atendimento qualificado e atividades culturais

Fotos: Keren Hapuc

Na última quarta-feira, 06 de março, a FAACZ deu início às celebrações em alusão ao Dia Internacional da Mulher com um simpósio realizado no auditório da instituição. O evento de abertura teve como tema central o “Atendimento qualificado às mulheres por profissionais de Saúde e Direito” e contou com a participação da diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli.

 

A iniciativa reuniu professores e universitários, calouros e veteranos dos cursos de Psicologia, Direito e Enfermagem da instituição, além de profissionais de Aracruz e região. Os coordenadores dos cursos de Direito, professor Horácio Ferreira, e de Psicologia, professora Stéfani Martins, também marcaram presença.

 

Para debater a temática proposta, foram convidadas especiais: a delegada de polícia do Espírito Santo, Dr.ª Amanda da Silva Barbosa, que atua na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI) de Aracruz (ES) e a psicóloga e professora Flávia Moreira Marchiori, que possui experiência na área de Educação, Psicologia Clínica e do Trabalho, Saúde Pública e do Trabalhador. A mediação ficou a cargo da professora Stéfani Martins.

Antes das discussões no auditório, um momento cultural foi promovido por professores e estudantes do curso de Psicologia, na tenda próxima à biblioteca, no pátio principal da faculdade, onde intervenções artísticas, murais com cartazes e um varal com notícias jornalísticas e poesias foram apresentados. O público presente pôde participar escrevendo nos cartazes dos murais e recebendo mimos produzidos pelos universitários do 9º período de Psicologia.

 

O professor Eduardo Hubner, do curso de Psicologia, encantou a plateia com uma apresentação musical ao violão, interpretando clássicos da MPB, enquanto a aluna Maria Eduarda Marins Pereira, do 9º período, declamou poesias. O objetivo do momento cultural foi sensibilizar o público em relação às conquistas das mulheres e suas lutas por direitos.

 

Na abertura oficial no auditório, a diretora acadêmica da FAACZ, destacou a importância do evento e deu as boas-vindas aos profissionais, professores e estudantes, especialmente às mulheres. Em seu depoimento, ressaltou a necessidade de mais representatividade feminina no Ensino Superior e agradeceu a todas as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da instituição.

“Queremos agradecer a todas as vozes femininas que passaram por essa instituição. São muitas as mulheres, conselheiras, ex-diretoras, presidente. Isso é muito importante, assim como aprender com o outro é sempre bom. São muitos os lugares que as mulheres ocupam. São mulheres e profissionais que puderam se desenvolver, em desempenhar seu papel na sociedade e empreender”, destacou a prof.ª Adriana Recla.

 

Logo após a fala da diretora, a professora Stéfani Martins explicou a dinâmica do simpósio e ressaltou a importância de discutir o atendimento à mulher nas áreas da Saúde e do Direito, considerando a desigualdade de gênero presente na sociedade. Ela enfatizou a necessidade de capacitar a escuta profissional para atender às mulheres em diferentes contextos.

 

“A ideia de construção desse evento surge da seguinte forma: Como é o atendimento à mulher na área da Saúde e no Direito? Percebemos, por exemplo, que na Psicologia há uma deficiência nessa escuta específica, considerando de que vivemos em uma sociedade que é pautada em uma desigualdade de gênero”, explicou Stéfani Martins.

 

Para suas exposições, Dr.ª. Amanda e a prof.ª Flávia, subiram à mesa diretiva onde dialogaram com os participantes a temática escolhida para o evento. A professora Flávia discutiu o conceito de gênero, apresentando um histórico das lutas femininas e destacando a importância de uma escuta qualificada, livre de estereótipos e microviolências. Flávia destacou a relevância do “letramento de gênero” no Ensino Superior para melhorar o atendimento às mulheres em diferentes áreas profissionais. Ela ressaltou a importância de entender as relações sociais e a construção histórica dos papéis de gênero.

“Acredito que a gente precisa entender, para além dos conhecimentos teóricos nas nossas diferentes áreas, que é importante saber os conteúdos das Teorias, as ferramentas, as possibilidades, o diagnóstico. Tudo isso, é extremamente importante. Mas algo que atravessa o nosso olhar e nossa formação são as contribuições, do que está acontecendo nesse momento e, também, um resgate histórico das relações sociais que estão colocadas em determinados momentos, no aqui e agora. Entendemos que é muito relevante trazer para a nossa formação, um recorte para uma leitura técnica, em qualquer área de estudo do Ensino Superior, que é o recorte de gênero”, afirmou Flávia.

 

No segundo momento, a Dr.ª Amanda trouxe sua experiência prática, falando sobre os processos de violências de gênero e violência doméstica, apresentando diferentes tipos de violências e suas consequências para as mulheres. Ela enfatizou a necessidade de reconstrução da rede de apoio da mulher para romper com ciclos de violência e destacou a importância da empatia dos profissionais no auxílio a essas mulheres em situações de violência. Ao final, as convidadas especiais responderam a perguntas e comentários do público, enfatizando a importância da educação com respeito de gênero desde a infância.

 

Os eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher não se limitarão ao âmbito acadêmico. No sábado, 9 de março, das 9 às 13 horas, os universitários dos cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia promoverão uma atividade externa no Shopping Oriundi, em Aracruz (ES), com ações de acolhimento, direcionamento e orientações às mulheres. Além disso, serão divulgados plantões de atendimento que ocorrerão nas dependências da faculdade entre os dias 12 e 14 de março, nos turnos matutino e vespertino. A FAACZ reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e a conscientização sobre a importância do atendimento qualificado às mulheres.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                               
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 08/03/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste