Estudantes do curso de Psicologia da FAACZ enriquecem formação com estágio na Clínica-Escola

Alunas de Psicologia durante simulação de atendimento na Clínica-Escola. Fotos: Keren Hapuc.

Alunos do 8º período do curso de Psicologia da FAACZ estão imersos no aprendizado prático da disciplina “Estágio Básico VI” na Clínica-Escola de Psicologia da instituição. Sob a supervisão da professora mestra Júlia Carvalho dos Santos, especialista na área, os estudantes desenvolvem suas habilidades de psicodiagnóstico, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para a reta final de sua graduação.

 

Jornada do “Estágio Básico VI”

 

O “Estágio Básico VI” faz parte do plano de curso como uma disciplina obrigatória, e sua proposta é realizar atividades de exploração e psicodiagnóstico com pessoas da comunidade, encaminhadas por instituições parceiras da faculdade, como a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Aracruz.

 

Essa prática envolve a aplicação de entrevistas individuais clínicas, onde os estudantes buscam articular as práticas clínicas com os referenciais teóricos aprendidos ao longo do curso. O processo se inicia com uma observação analítica e cuidadosa, fruto do desenvolvimento das habilidades adquiridas nos estágios anteriores. Entrevistas estruturadas e o uso de diversas ferramentas, como jogos, desenhos e testes psicológicos, compõem o arsenal dos futuros psicólogos para a coleta de informações essenciais sobre os pacientes.

 

Durante o estágio, os estudantes atuam em duplas ou trios, realizando entrevistas individuais clínicas para articular as práticas clínicas com seus referenciais teóricos. A professora Júlia Carvalho dos Santos destaca a importância desse estágio, afirmando que ele proporciona aos estudantes a vivência prática das habilidades acadêmicas e comportamentais desenvolvidas ao longo do curso.

 

“Acho interessante a forma como o Estágio Básico VI está delineado na FAACZ, porque oportuniza aos estudantes vivenciarem na prática as habilidades acadêmicas e comportamentais desenvolvidas ao longo dos anos, e também dá um vislumbre das possibilidades e perspectivas para a reta final da graduação com os estágios obrigatórios”, destacou Carvalho.

 

Universitária de Psicologia com brinquedos usados em atendimento às crianças

Orientação Ética e Técnica

 

Para garantir a qualidade e ética no atendimento, os alunos são orientados a seguir o Código de Ética da Profissão e as resoluções específicas. A construção do processo é cuidadosamente mediada pela professora Júlia, que enfatiza a importância dos cuidados éticos e técnicos no exercício da profissão.

 

Testemunhos de alguns estudantes do 8º período

 

Indiara Rockffeller de Lima Moreira compartilha sua experiência: “O estágio de psicodiagnóstico tem sido incrível. É desafiador estar pela primeira vez de frente com a prática do diagnóstico, mas, é muito bom poder viver isso já na graduação e contando com o suporte das supervisões, o que nos dá mais confiança e preparo para uma prática profissional ética e respeitosa”.

 

Maria Eduarda Marins Pereira destaca a importância do estágio como base para a futura profissão: “Para mim está sendo muito especial poder participar do processo com o paciente e, também, com sua família e, além disso, trazer entendimento sobre diagnósticos, que o mesmo não é dado de qualquer maneira, e que todas as esferas do indivíduo precisam ser analisadas”.

 

Karla Lecchi Figueredo ressalta a relevância do “Estágio Básico VI”: “Na minha opinião, o Estágio Básico VI possui grande relevância para os estudantes de graduação em Psicologia, uma vez que as práticas na Clínica-Escola da FAACZ estão proporcionando mais aprendizagem, desenvolvimento de algumas habilidades e competências que são necessárias para um futuro psicólogo ter, bem como estamos podendo contribuir para o paciente que está sendo atendido”.

 

Estudantes de Psicologia simulando atendimento no divã.

Serviços da Clínica-Escola de Psicologia

 

Além de ser uma oportunidade de aprendizado para os estudantes, a Clínica-Escola de Psicologia da FAACZ oferece serviços à comunidade. Atendimentos, incluindo psicodiagnósticos, são realizados por alunos sob a supervisão de professores. A clínica atende crianças a partir de 8 anos, adolescentes, adultos e idosos, proporcionando um serviço valioso para a comunidade. Também são feitos atendimentos de Psicoterapia individual e em grupo.

 

Os interessados podem entrar em contato através do e-mail psicologia@faacz.com.br. O estágio na Clínica-Escola não apenas proporciona aprendizado prático aos universitários, mas também contribui para o bem-estar da comunidade, oferecendo serviços acessíveis e de qualidade. O comprometimento dos estudantes e a qualidade do ensino na Clínica-Escola da FAACZ reforçam o compromisso da instituição em formar profissionais éticos e capacitados, prontos para contribuir positivamente para a comunidade.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 16/11/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste